Brasil

Pente-fino do INSS ameaça cortar milhões de benefícios

21 de Setembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Pente-fino do INSS ameaça cortar milhões de benefícios]

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou no dia 03 de setembro que iria notificar 1,7 milhão de segurados que tiveram o benefício revisado e precisam apresentar novos documentos para que não sejam bloqueados

“Esses segurados tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício”, explicou o INSS.
Os avisos serão feitos por meio de carta de cumprimento de exigência (veja aqui um exemplar). Para isso, é preciso que os segurados fiquem atentos, pois, após o recebimento da notificação, terão 60 dias para enviar a documentação solicitada.
Como enviar os documentos
Para enviar os documentos, o beneficiário precisa ter login e senha no site ou aplicativo do Meu INSS. Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço Atualização de Dados de Benefício.
Em seguida, é preciso anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho.
“Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deverá agendar o cumprimento dessas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência”, ressaltou a autarquia, em nota.
Para efetuar o agendamento, basta ligar para o telefone 135 do INSS e escolher a opção Entrega de Documentos por Convocação. O INSS ressaltou que não receberá o cumprimento de exigências sem agendamento prévio.
O segurado notificado pelo instituto que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega dos documentos no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso.
Parceria com Correios
O INSS firmou parceria para disponibilizar a carta de cumprimento de exigência também de forma on-line no aplicativo dos Correios, serviço chamado de Entrega Digital.
Mais de 1,7 milhão de cartas serão enviadas a endereços dos segurados que necessitam atualizar ou complementar alguma documentação junto ao INSS. Esse público consegue visualizar a correspondência no app dos Correios.
As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção Minhas Mensagens do aplicativo.
Como acessar?
Para acessar, é preciso se cadastrar no app. Basta digitar o CPF, incluir mais algumas informações pessoais e criar uma senha. A tela principal traz vários serviços como Rastreamento de Objetos e Buscar Agência.
Em Minhas Mensagens, o usuário acessa a própria caixa de correspondência digital, na qual poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília]
Política

Suíca e SindilimpBA reforçam luta por regulamentação da profissão de gari e margarida em Brasília

17 de Abril de 2024

Os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner sinalizaram positivamente sobre o projeto de lei | FOTO: Divulgação

[Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores]
Bahia

Com Davi, Bahia volta a conquistar Big Brother Brasil depois de 18 anos; relembre os outros dois vencedores

17 de Abril de 2024

Primeira vez que estado 'ganhou' o reality foi com Jean Wyllys, em 2005. Na edição seguinte, Mara Viana conquistou o prêmio / Foto Rede Globo

[Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia]
Economia

Aneel autoriza reajuste médio de 1,53% para tarifa de energia elétrica da Bahia

17 de Abril de 2024

Aneel autoriza reajuste médio de 1% para tarifa de energia elétrica da Bahia — Foto: Divulgação

[Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba]
Cultura

Começa hoje 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba

17 de Abril de 2024

Neste primeiro dia de programação serão exibidos dois curtas-metragens: "A Menina que Queria Voar", dirigido por Tais Amordivino, e "Sèt Lam", dirigido por Vincent Fontano / Foto Divulgação

[Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida]
Justiça

Mulher flagrada com idoso morto está presa e alega que o levou ao banco com vida

17 de Abril de 2024

Nas imagens, o idoso está pálido e sem qualquer reação ou reflexo, sentado em uma cadeira de rodas, enquanto Érica pede repetidas vezes que ele assine o empréstimo de R$ 17 mil / Foto Redes sociais

[Misofonia: entenda hipersensibilidade auditiva que afeta pessoas com e sem autismo em todo o mundo]
Saúde

Misofonia: entenda hipersensibilidade auditiva que afeta pessoas com e sem autismo em todo o mundo

17 de Abril de 2024

Em todo o mundo, de acordo com o Misophonia Institute, 15% dos adultos, e não apenas pessoas com autismo, sofrem com a misofonia / Foto ilustrativa