Aleluia diz que ao invés de agir, Rui Costa prefere contestar índices de violência na Bahia
23 de Outubro de 2015 - Diogenes Matos
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), soltou farpas nesta quinta-feira (22), contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmando que a Bahia está em guerra civil e Rui Costa prefere contestar índice de violência apontado pelo Ministério da Justiça.
O deputado ainda recomendou que “o governador Rui Costa deveria tomar medidas eficazes para combater a escalada da violência na Bahia, que atinge índices de uma guerra civil!”, disse o deputado, que é presidente estadual do Democratas.
Aleluia afirma que a declaração de Rui é uma tentativa do governante petista de desmentir a estatística do próprio Ministério da Justiça do PT, que coloca o estado baiano na liderança do ranking nacional de assassinatos.
Durante a reunião do Comitê Executivo do Pacto Pela Vida, nesta quarta-feira (21), Rui anunciou que vai questionar formalmente a metodologia do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os dados do relatório foram coletados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, colocando a Bahia na primeira posição entre os estados do país, com maior número absoluto de homicídios no ano de 2014.
O documento deve ser encaminhado ainda esta semana ao Ministério da Justiça e à Presidência da República. O governo informou que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado da Bahia classifica, inicialmente, qualquer morte com sinais de violência como homicídio, exceto em casos especiais, que contabilizaram, em 2014, 4,6% do total de registros. Em outros estados brasileiros, grande parte das ocorrências é computada como 'mortes a esclarecer'.
Vergonha
“É uma vergonha, governador, a Bahia ter em seu território a ocorrência de 5.468 homicídios, número de mortes violentas superior ao de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados com maior população”, observa Aleluia. Segundo o democrata, a chegada do PT ao poder na Bahia culminou nessa tragédia que não condiz com o histórico de uma terra tranquila e pacífica, que até então era conhecida mundialmente como a “terra da boa gente”.
“E o governador vendo a situação piorando a cada ano, em vez de trabalhar em busca de uma solução, fica querendo desmentir dados oficiais do Ministério da Justiça, comandado por um correligionário dele”, assinala Aleluia. Parodiando um hit da cantora Marina, o parlamentar baiano cantarola: “Mesmo que não seja o meu, o governador Rui Costa precisa arrumar um número para chamar de seu”.

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) se exaltou contra o governador Rui Costa (PT).

Rui anunciou que vai questionar formalmente a metodologia do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil
Comentários
Outras Notícias
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Gominho revela que Preta Gil chegou a cogitar suicídio assistido durante tratamento contra o câncer
16 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Hospital Ortopédico da Bahia implanta Centro de Controle Operacional para otimizar gestão de leitos
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023