Entenda os motivos que fizeram Joaquim Barbosa a pedir aposentadoria
30 de Maio de 2014 - Piatã

De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira, 30, na coluna Tempo Presente do A Tarde. O chefe de gabinete da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), diplomata Sílvio Albuquerque Silva contou que o ministro vinha sofrendo ameaças de morte, além de está muito cansado com as pressões referentes ao cargo. Para o diplomata essas podem ser as verdadeiras razões que fizeram Barbosa a anunciar a aposentadoria. "Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando”, disse.
Emocionado pela decisão inesperada do ministro, Alburquerque, ressaltou que o mesmo podia ficar mais 10 anos no STF, já que a aposentadoria compulsória se dá aos 70. "Ele chegou ao seu limite. Não aguentava mais. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão”, falou.
Joaquim Barbosa foi indicado ao Supremo Tribunal pelo ex-presidente Lula, tornou-se então o primeiro negro a chegar a mais alta corte da Justiça do país. Barbosa também foi relator no processo do mensalão onde condenou e mandou para a cadeia vários políticos corruptos envolvidos no esquema. Por comprovar através de seus atos que a Justiça deve valer para todos, o ministro foi considerado como um herói por uma grande parte da população, também foi pressionado para que se filiasse a algum partido político e pudesse se candidatar a presidência da república, porém, não o fez.Joaquim deixa o STF no mês de junho.
Redação Bahia no Ar
Comentários
Outras Notícias
Kysha e Mine levam fenômeno digital infantil à Concha Acústica com turnê inédita
24 de Fevereiro de 2026Foto: Brunini
McDonald’s testa novo cardápio voltado a consumidores que usam medicamentos para emagrecimento
24 de Fevereiro de 2026Foto: akiragiulia / Pixabay
Salvador estreia festival gastronômico com programação no Centro Histórico
24 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução/Instagram/Karel Losenicky
Medicamentos como Viagra e vacina contra herpes-zóster surgem como promessas no combate ao Alzheimer
24 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação Pfizer
Bahia registra aumento histórico na doação de sangue durante o Carnaval de 2026
23 de Fevereiro de 2026Foto: Mateus Pereira / GovBA
Estudantes de medicina da rede privada têm desempenho inferior aos das universidades públicas no Enamed
23 de Fevereiro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023