Em entrevista exclusiva, Sargento Francisco faz balanço da gestão
12 de Novembro de 2013 - Piatã“O que acontece é que algumas pessoas aproveitam da situação para fazer palanque político, usam as pessoas para fazer campanha antecipada”, defendeu-se o líder em entrevista ao radialista Roque Santos, na Baiana FM (89.3).

O prefeito de Candeias Sargento Francisco (PSD) tem sido alvo de duras críticas, tanto da oposição quanto da população da cidade. Diversas manifestações, com queima de pneus e fechamento de rodovias revelam insatisfação por parte daqueles que elegeram o líder do executivo. Para responder a várias questões, o Sargento concedeu entrevista ao radialista Roque Santos, na Baiana FM (89.3), na tarde desta terça-feira (12).
Francisco falou das várias obras que pretende realizar na cidade para tornar o aspecto urbano mais aprazível. Porém, não deixou de lado as críticas do vereador Dr. Pitágoras e justificou a política de retenção de gastos, segundo ele, necessária por questões legais.
Infraestrutura
Questionado pelo radialista Roque Santos sobre a estrutura e o ordenamento da cidade, Sargento Francisco explicou que Candeias não foi planejada como ocorreu com outras cidades. E adiantou sua pretensão em marcar sua gestão por grandes obras e por ações para melhorar o trânsito do município.
“Candeias tem ruas estreitas, não foi planejada, precisamos melhorar esse aspecto da cidade. E temos que fazer uso da lei que já existe, para regularizar a situação das cargas e descargas, já que as ruas são estreitas, essas carretas ao pararem de dia elas fecham as ruas e isso para o trânsito”, avisou. “Eu vou conversar com os comerciantes para eles se prepararem e vamos colocar essa lei para funcionar”, pontuou.
O prefeito também garantiu que a comunidade do Caroba, um dos distritos que mais promoveu manifestações na BA-522, já possui verba para a construção de um ginásio poliesportivo. “Já temos também verba chegando para revitalização da orla do Caboto e melhorias que vão valorizar imóveis da Av. Araújo Pinho”
Saúde e Oposição
Com uma UPA que está sem utilização, a demissão de 32 funcionários na área de saúde, o prefeito Sargento Francisco vem sendo alvo de diversas críticas, principalmente, por parte do vereador Dr. Pitágoras. Para o Sargento, “muita coisa que o vereador comentou é por não ter informação, coisa de vereador de primeiro mandato”, alfinetou.
“A população de Candeias sabe muito bem como estava o hospital, com apenas 20% de seu uso. Quando pegamos os dois centros cirúrgicos estavam fechados, usados como depósito e nós recuperamos”, argumentou o alcáide. Informando ter colocado no local três médicos por dia, obstetras e outros especialistas.
“O que acontece é que algumas pessoas aproveitam da situação para fazer palanque político, usam as pessoas para fazer campanha antecipada”, defendeu-se o líder.
Sargento Francisco disse que fez convite-desafio ao médico Pitágoras para que ele assumisse a Secretaria de Saúde do município e ele negou. "Não foi um convite. De tanto ele querer, eu disse: vai lá e assume a Secretaria. Ele disse que não, mas que tinha uma indicação. Indicação eu não aceito. Queria que ele provasse ser esse grande gestor, mas ele não aceitou", relatou o líder.
Demissões
Sobre as demissões, o Sargento alegou estar impossibilitado de manter o quadro de funcionários que existia e que por ordens judiciais e legais precisou exonerar as 32 pessoas. “Infelizmente, foi por uma imposição da Justiça, todos sabem que a gente vem sofrendo um massacre por conta de processos judiciais, movidos pela oposição. Eu mesmo tive que desembolsar R$ 37 mil por conta de exigências do TCM”, explicou o prefeito.
O alcáide conta que a folha de pagamentos da prefeitura de Candeias, que conta com cinco mil funcionários, está na ordem de R$ 6 milhões e devido à lei de responsabilidade fiscal foi preciso ser enxuta. Explicando que não é possível realizar novas contratações. “Tem escola que estão me pedindo merendeira e que não posso contratar”.
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023