Artigos

“Estou fazendo o que nenhum prefeito fez na história de Candeias”, dispara Sargento Francisco

03 de Abril de 2013 - Piatã

Nesta semana a mídia baiana divulgou imagens das escolas municipais de Candeias. As fotos revelam salas depredadas, matérias desgastados pelo tempo e espaço sem nenhuma condições de uso. Para esclarecer a situação, o prefeito da cidade, Sargento Francisco, foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (3), por Roque Santos e logo no início da conversa disparou, “Em 40 dias vou recuperar 40 escolas. Estou fazendo o que nenhum prefeito fez na história de Candeias”.

Francisco se defendeu das acusações alegando que assumiu a gestão municipal no segundo semestre do ano passado. O prefeito explicou que na ocasião estava impossibilitado de iniciar a reforma nas unidades escolares. “Quem conhece a lei eleitoral sabe que neste período licitações estão suspensas”, disse.

De acordo com Francisco, só agora as obras puderam ser iniciadas. “As escolas de Candeias estavam abandonas por descaso de gestões passadas. Das 72 unidades estamos recuperando 40”, disse.

Em nota divulgada na imprensa a prefeitura da cidade assegurou que os alunos não serão prejudicados com o atraso do início do ano letivo. “ Serão cumpridos os 200 dias letivos e horas-aula estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (nº 9.394/96), até o final do ano de 2013, sem grandes prejuízos para os estudantes. Para tanto, serão adotadas as seguintes medidas:

- as aulas começarão meia hora antes, passando de 8h para às 7h30 da manhã;

- algumas aulas serão ministradas em 19 sábados, distribuídos ao longo do ano;

- o recesso do meio do ano será encurtado”.

Sargento Francisco também falou sobre as dificuldades para desenvolver seu projeto em Candeias. Segundo o gestor problemas financeiros devido à crise econômica e a queda na arrecadação municipal são os principais desafios a serem enfrentados. “Este ano só conseguimos arrecadar 14 milhões, em outros tempos o município já chegou a arrecadar 20 milhões. Tenho um grande impasse com a folha de pagamento da prefeitura. São gastos 6 milhões só com servidores efetivos o que consome 40% dos 54% permitidos com a folha”, desabafou.

O prefeito também ressaltou que existem empresas na cidade com dívidas milionárias, e informou que fiscais já estão notificando os débitos para a realização dos pagamentos. Sargento Francisco também fez um apelo a população. “Peço que o povo de Candeias pague seu IPTU para que possamos sanar esses problemas no município e recuperar a cidade por completo”.

Por Giovanna Reyner

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados