Câmara de Camaçari homenageia índios em Sessão Especial
18 de Abril de 2013 - PiatãA atividade ocorreu em atendimento ao requerimento do vereador Elinaldo (DEM)
Representantes de tribos, sons de instrumentos típicos, além da exposição de trajes e acessórios, marcaram a sessão especial em comemoração ao Dia do Índio, realizada nesta quinta feira (18/04), na Câmara de Camaçari. O líder da reserva Thá Fene situada em Lauro de Freitas, Wakay Cariri Xocó, fez uma apresentação com vários tipos de flautas e, em seguida, afirmou que “mais importante do que se declarar índio ou negro é que você tenha uma visão humanitária”. A atividade ocorreu em atendimento ao requerimento do vereador Elinaldo (DEM).
Os parlamentares Junior Borges (DEM), Jackson (PV) Jorge Curvelo (DEM), Marcelino (PT), Sessé Abreu (PRTB) Pastor Neilton (PSB), Falcão (DEM), professora Patrícia (PT) e Oziel (PT) reafirmaram, durante o evento, a importância de respeitar, discutir e abraçar a luta pelos direitos indígenas. “Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os índios aqui já estavam e merecem sim muito respeito”, pontuou o parlamentar Jorge Curvelo.
Pastor Neilton (PSB) aproveitou para ressaltar o papel do índio na preservação do meio ambiente. “Eles aprendem de berço um cuidado com a natureza, algo que nós nas cidades também deveríamos ter. É preciso respeitar e observarmos a causa dos índios não só em datas especiais, mas todos os dias” ponderou.
O presidente da Fraternidade dos Povos Indígenas Integrados do Brasil Associados (Fibra), Marcos Elder, explicou ao público que uma pessoa não pode mudar sua descendência. Segundo ele, com a mistura das raças, os índios estão sendo classificados como pardo, cabo verde, mas não como índios. Elder citou também as referências indígenas existentes em Camaçari, como o nome das praias.
O vereador Elinaldo (DEM), autor do requerimento para a realização da sessão, agradeceu a todos que entenderam a importância da “mesma” para discutir a identidade indígena. Fonte: Ascom Câmara
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023