Fé e política se misturam na Lavagem de Barra de Pojuca
13 de Janeiro de 2012 - Piatã
Depois da Lavagem do Bonfim, em Salvador, é a vez de Camaçari dá início ao ciclo das festas de largo que acontecem na Orla do município. Nesta sexta-feira (13) Barra do Pojuca parou para homenagear o padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, junto às baianas e seus jarros cheios de água benta e alfazema, que dão o tom de tradição às comemorações.

Como é comum todos os anos, políticos, lideranças comunitárias, sindicalistas e sociedade civil organizada participaram do cortejo. Os políticos se destacavam com camisas padronizadas ou selos com slogans já se preparando para a corrida que se inicia logo mais – faltam 10 meses – nas eleições que elegem novo prefeito, pelo menos, seis novos vereadores.

De um lado o PT do prefeito Luiz Caetano, que abriu o cortejo com um discurso animador que destacou o trabalho feito pelo atual governo nos últimos oito anos. A palavra “traidor” era entoada pelo grupo do prefeito. Certamente dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Zé de Elísio (PP), que rompeu com o prefeito por não concordar com o projeto do gestor.

Por outro lado, Zé reuniu em sua própria casa, em Barra de Pojuca, toda a oposição com mais de 1000 pessoas. De todos os pré-candidatos que fazem oposição ao governo, apenas o peemedebista Oswaldinho não compareceu. Recentemente, em entrevista ao Jornal da Sucesso, ele declarou que vai sair candidato independente da decisão dos amigos da oposição. Além dele, o indeciso José Tude, ex-prefeito da cidade, também não deu as caras.

Logo após a largada do cortejo, o prefeito seguiu com seus secretários e seu candidato a prefeito, Ademar Delgado, para o almoço, onde conversaram sobre assuntos ligados à política e aos trabalhos da prefeitura. Enquanto isso, Zé almoçava ao lado do pré-candidato do PR Marco Antônio, Mau o presidente municipal do PTN, Mauricio Bacelar, os vereadores democratas, Elinaldo e Jorge Curvelo, o presidente municipal do DEM, Helder Almeida e Iaraci Dias, presidente do PPS.
Ao final do trajeto, os participantes curtiram o som da banda Baticumbum
Comentários
Outras Notícias
Irmão de Wesley Safadão é afastado da Prefeitura de Aracoiaba após condenação por estelionato
26 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Festival Pelourinho Cultural terá shows gratuitos em Salvador a partir de março
26 de Fevereiro de 2026Foto: Igor Santos/ Secom PMS
Daniela Mercury confirma dois dias do Bloco Crocodilo no Carnaval de Salvador 2027
26 de Fevereiro de 2026Foto: Celia Santos
Jovem ator baiano integra abertura de show de Bad Bunny no Brasil e ganha destaque nas redes
26 de Fevereiro de 2026Foto: Instagram
Bahia entra em alerta para chuvas intensas e Extremo Sul registra risco elevado
25 de Fevereiro de 2026Foto; Reprodução / Inmet
Representação brasileira no Parlasul aprova acordo Mercosul-União Europeia e votação pode avançar no Congresso
25 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023