Fé e política se misturam na Lavagem de Barra de Pojuca
13 de Janeiro de 2012 - Piatã
Depois da Lavagem do Bonfim, em Salvador, é a vez de Camaçari dá início ao ciclo das festas de largo que acontecem na Orla do município. Nesta sexta-feira (13) Barra do Pojuca parou para homenagear o padroeiro da localidade, São Francisco de Assis, junto às baianas e seus jarros cheios de água benta e alfazema, que dão o tom de tradição às comemorações.
Como é comum todos os anos, políticos, lideranças comunitárias, sindicalistas e sociedade civil organizada participaram do cortejo. Os políticos se destacavam com camisas padronizadas ou selos com slogans já se preparando para a corrida que se inicia logo mais – faltam 10 meses – nas eleições que elegem novo prefeito, pelo menos, seis novos vereadores.
De um lado o PT do prefeito Luiz Caetano, que abriu o cortejo com um discurso animador que destacou o trabalho feito pelo atual governo nos últimos oito anos. A palavra “traidor” era entoada pelo grupo do prefeito. Certamente dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Zé de Elísio (PP), que rompeu com o prefeito por não concordar com o projeto do gestor.
Por outro lado, Zé reuniu em sua própria casa, em Barra de Pojuca, toda a oposição com mais de 1000 pessoas. De todos os pré-candidatos que fazem oposição ao governo, apenas o peemedebista Oswaldinho não compareceu. Recentemente, em entrevista ao Jornal da Sucesso, ele declarou que vai sair candidato independente da decisão dos amigos da oposição. Além dele, o indeciso José Tude, ex-prefeito da cidade, também não deu as caras.
Logo após a largada do cortejo, o prefeito seguiu com seus secretários e seu candidato a prefeito, Ademar Delgado, para o almoço, onde conversaram sobre assuntos ligados à política e aos trabalhos da prefeitura. Enquanto isso, Zé almoçava ao lado do pré-candidato do PR Marco Antônio, Mau o presidente municipal do PTN, Mauricio Bacelar, os vereadores democratas, Elinaldo e Jorge Curvelo, o presidente municipal do DEM, Helder Almeida e Iaraci Dias, presidente do PPS.
Ao final do trajeto, os participantes curtiram o som da banda Baticumbum
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023