Desemprego cresce em todo país e atinge 11,6 milhões de pessoas
18 de Agosto de 2016 - Aline MendesEm todo o Brasil, a taxa de desocupação atingiu - no 2º trimestre - 11,3% da população, cerca de 11,6 milhões de pessoas.
Em todo o Brasil, a taxa de desocupação atingiu - no 2º trimestre - 11,3% da população, cerca de 11,6 milhões de pessoas O mercado de trabalho mostra deterioração generalizada por todo o Brasil. A taxa de desocupação subiu em todas as grandes regiões do país no 2º trimestre de 2016 (1º de abril a 30 de junho) em relação ao mesmo período de 2015: Norte, de 8,5% para 11,2%; Nordeste, de 10,3% para 13,2%; Sudeste, de 8,3% para 11,7%; Sul, de 5,5% para 8,0%; e Centro-Oeste, de 7,4% para 9,7%. Segundo informações do Correio, com informações do IBGE, no 1º trimestre do ano (1º de janeiro a 30 de março), as taxas haviam sido de 12,8% no Nordeste, 11,4% no Sudeste, 10,5% no Norte, 9,7% no Centro-Oeste e 7,3% na região Sul. Já entre os estados, as maiores taxas de desocupação no 2º trimestre de 2016 foram registradas no Amapá (15,8%); Bahia (15,4%) e Pernambuco (14,0%), enquanto as menores taxas estavam em Santa Catarina (6,7%), Mato Grosso do Sul (7,0%) e Rondônia (7,8%). Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o Brasil, a taxa de desocupação atingiu - no 2º trimestre - 11,3% da população, cerca de 11,6 milhões de pessoas. Um crescimento de 4,5% em relação aos primeiros três meses do ano. Quando a comparação se dá com o segundo trimestre do ano passado, o aumento da população desocupada é de 38,7%. A pesquisa indica, ainda, que o nível de ocupação (indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar) ficou em 54,6% para a totalidade do Brasil. As regiões Nordeste (com taxa de ocupação de 48,6%) e Norte (54,4%) ficaram abaixo da média registrada no país.Comentários
Outras Notícias
Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão
14 de Maio de 2026A direção do SindilimpBA tem realizado assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras para tratar da regulamentação dos garis e margaridas.
Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs
14 de Maio de 2026Foto: Agência Brasil / Arquivo
Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física
14 de Maio de 2026Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1
14 de Maio de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador
14 de Maio de 2026Foto: Bruno Concha
Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce
13 de Maio de 2026Foto: Reprodução/Instagram loreimprota
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023