Abordagens sociais vão coibir trabalho infantil durante Festa de Iemanjá
31 de Janeiro de 2019 - Jefferson Peixoto - Secom/PMS
Para coibir o trabalho e exploração infantil durante a Festa de Iemanjá, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai atuar, neste sábado (2), através do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS)
Para coibir o trabalho e exploração infantil durante a Festa de Iemanjá, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) vai atuar, neste sábado (2), através do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Será realizado o monitoramento do território onde ocorre o festejo, das 7h às 19h.
Todas as crianças encontradas desacompanhadas no circuito, sem documentação ou acompanhadas de algum adulto que não comprove ser o responsável, serão encaminhadas para o Conselho Tutelar. Os conselheiros vão trabalhar para que os responsáveis sejam brevemente localizados.
Para o trabalho de monitoramento na festa de Iemanjá, equipes volantes compostas por nove educadores sociais e duas assistentes sociais vão atuar na identificação de crianças e adolescentes em situação de negligência e exploração do trabalho infantil. Além disso, vão detectar pessoas em situação de rua, risco social e vulnerabilidade para que sejam encaminhadas para os serviços socioassistenciais.
Dentre os serviços disponíveis através da Semps está o encaminhamento dos filhos dos ambulantes cadastrados, menores de 18 anos, para o Centro de Convivência provisório, administrado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O espaço está sendo montado na Escola Municipal Hercília Moreira, na Rua Monte Conselho, 121, Rio Vermelho. A estrutura terá capacidade para abrigar 60 crianças e adolescentes, e a garotada terá direito a seis refeições diárias, brincadeiras e atividades lúdicas
Cuidado preventivo – Para que os pais possam curtir a festa com tranquilidade acompanhados dos filhos, a recomendação é que as crianças sejam identificadas com nome e contato dos responsáveis. Em eventual desencontro, profissionais municipais aptos, a exemplo dos educadores da Semps e dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), poderão auxiliar a encontrar os pequenos.
Comentários
Outras Notícias
Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão
14 de Maio de 2026A direção do SindilimpBA tem realizado assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras para tratar da regulamentação dos garis e margaridas.
Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs
14 de Maio de 2026Foto: Agência Brasil / Arquivo
Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física
14 de Maio de 2026Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1
14 de Maio de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador
14 de Maio de 2026Foto: Bruno Concha
Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce
13 de Maio de 2026Foto: Reprodução/Instagram loreimprota
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023