Bahia

Projeto BRT é apresentado aos moradores de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina

09 de Abril de 2019 - Redação Pernambués agora
[Projeto BRT é apresentado aos moradores de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina]

O BRT irá atender à demanda de 25 mil a 30 mil passageiros por hora, no horário de pico, diz gestor de Sustentabilidade do Consórcio BRT Salvador, Cléber Esteves

Moradores dos bairros de Santa Cruz e Nordeste de Amaralina participaram, nesta segunda-feira (8), de um debate para obter esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o trecho 1 do projeto BRT. O evento aconteceu no auditório do Parque Social, no Parque da Cidade, e também contou com a presença de representantes da Ouvidoria Geral do Município, Secretaria de Mobilidade (Semob) e Prefeitura-Bairro Barra/Pituba.
A atividade foi conduzida pelo gestor de Sustentabilidade do Consórcio BRT Salvador, Cléber Esteves. Ele enfatizou que o novo sistema de transporte em implantação na capital baiana não se trata apenas de um projeto de infraestrutura, mas de uma intervenção que vai impactar toda a população da cidade, trazendo desenvolvimento econômico e social, segurança pública, lazer e mobilidade.
Na prática, o projeto prevê a valorização paisagística e dos bairros abrangentes ao projeto; criação de áreas verdes, com a construção de parques lineares e ciclovia, incentivando a ocupação dos cidadãos os espaços públicos; redução de acidentes, com a implantação de passarelas; melhorias no sistema de drenagem, diminuindo risco de enchentes; iluminação em LED e instalação de equipamentos de monitoramento nas estações e terminais.
O trecho 1, cuja obra segue em andamento entre o Iguatemi e o Parque da Cidade, possuirá extensão de 2,9 quilômetros e contará com sete elevados, além de duas estações (uma no Cidadela e outra no Hiper).

O BRT, explicou Cleber, será construído visando atender à demanda de 25 mil a 30 mil passageiros por hora, no horário de pico. Todos os ônibus articulados, que circularão pelo corredor exclusivo de tráfego, serão climatizados e terão capacidade para 170 pessoas. “É uma tecnologia 100% nacional e se diferencia de outros transportes sobre trilhos, como metrô e VLT, por apresentar menor custo de operação e manutenção”, disse ele, acrescentando que o modal será integrado à rede de sistema de transporte público da cidade.

Moradora de Santa Cruz, Vera Lúcia Teixeira, 64 anos, pode entender melhor como será o funcionamento do BRT na cidade. “Esse debate é sinal de que a comunidade está sendo respeitada. Foi esclarecedor e espero que mude mesmo a mobilidade para principalmente quem mora aqui na região”, disse.

Nesta quinta (11), mais um encontro para esclarecimentos do projeto BRT acontecerá na comunidade do Candeal. A série de debates já acontece na Polêmica e Alto do Saldanha e integra o projeto de Comunicação Social do Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes ]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais