Bahia

315 famílias são beneficiadas por geomanta entregue em Narandiba

17 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora
[315 famílias são beneficiadas por geomanta entregue em Narandiba]

Comunidade de Narandiba está entre as 280 áreas da obra

Na manhã desta quarta-feira (17), o gestor de Salvador, ACM Neto, entregou mais uma obra de geomanta, na I Travessa Joanes Melo, em Narandiba que beneficiará 315 famílias, cujas casas foram construídas próximo à área de risco. A proteção tem como objetivos prevenir deslizamentos de terra em períodos chuvosos e preservando vidas.
 A técnica de proteção foi aplicada em 152 locais e está em fase de implantação em mais 28 áreas. “Essa é mais uma geomanta que estamos aplicando em Salvador. Entre as que já foram entregues e as que estão sendo executadas, são ao todo, 280 áreas de geomantas e contenção de encostas. Nunca se fez tanto na cidade pela vida e proteção das pessoas. Somente nas encostas, estamos aplicando mais de 200 milhões de reais e o grosso desse dinheiro são recursos próprios da prefeitura de Salvador”, disse o prefeito em entrevista ao PERNAMBUÉS AGORA.
As geomantas são sistemas permeáveis de estrutura tridimensional ou bidimensional utilizadas no revestimento de solos para reforçar e proteger a vegetação da ação de intempéries em áreas suscetíveis à erosão.
“Nunca se investiu tanto para proteger a vida das pessoas. A Salvador de hoje é mais segura do que a de ontem. Salvador é uma cidade que chove muito em pouco tempo, mas na última chuva, a cidade resistiu bem”, disse o vice-prefeito, Bruno Reis. 
Ana Cristina é moradora do bairro há mais de 13 anos. Ela conta que antes da geomanta, o medo do deslizamento era enorme. “Era uma sensação horrível. Quando chegava o inverno, a gente já ficava preocupada. São anos e anos que a gente vem correndo atrás e só colocavam lonas e mais lonas. Dessa vez, conquistamos a paz”, exclamou.

Comentários

Outras Notícias

[Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados]
Economia

Plano Safra 2025/2026 já soma R$ 10 bilhões em financiamentos aprovados

19 de Agosto de 2025

Foto: Emanuel Cavalcante/Divulgação Embrapa Amapá

[Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades]
Bahia

Parceria no TJBA busca regularizar polos industriais em 10 cidades

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/TJ-BA

[Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA]
Bahia

Ilê Aiyê leva samba-afro e resistência cultural para turnê nos EUA

19 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação

[Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos]
Fofoca

Fernanda Gentil volta à CazéTV com contrato de três anos

19 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/redes sociais

[Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana]
Fofoca

Gilberto e Flora Gil acionam padre por fala contra religiões de matriz africana

18 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa]
Fofoca

Lázaro Ramos anuncia parceria com Wagner Moura em novo longa

18 de Agosto de 2025

Fotos: Divulgação | Diamond Films