Vereadores se preparam para agradecer ao Senhor Bonfim
13 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
Os vereadores de Salvador, que anualmente renovam a fé cristã, já se preparam para agradecer ao Senhor do Bonfim pelas glórias alcançadas no ano que passou
A festa religiosa dos baianos e que atrai turistas do Brasil e do Exterior começou no século XVIII. Nesta quinta-feira (16), a partir das 8h, como vem ocorrendo nas últimas edições, haverá pedido de paz na cerimônia multirreligiosa no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, antes do cortejo à Colina Sagrada do Bonfim.
“Renovação da fé, pedido de proteção e agradecimento por tudo que foi alcançado são demonstrações que fortalecem, ano após ano, a tradicional festa dos baianos em louvor ao Nosso Senhor do Bonfim. Nesse dia de glória, a cidade se veste de branco para atrair e irradiar as energias positivas que consolidam a fé cristã”, afirma o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD).
Mantendo a tradição, os vereadores identificados com a festa vão participar da cerimônia multirreligiosa no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em seguida, acompanham o cortejo popular, numa caminhada de 8 km pelas ruas da Cidade Baixa até a Colina Sagrada do Bonfim, onde ocorrerá a lavagem das escadarias da igreja.
História
A Lavagem do Bonfim é o maior evento popular de Salvador antes do Carnaval. Conforme a Fundação Gregório de Mattos (FGM), organizadora da festa, a construção do santuário de peregrinação teve início no século XVIII com a vinda para a Bahia do capitão de mar e guerra Theodósio de Faria.
Segundo a Irmandade de Nosso Senhor do Bonfim, o capitão de mar e guerra tinha grande devoção ao Senhor do Bonfim. Através da imagem que se venera em Portugal, na cidade de Setúbal, ele trouxe de Lisboa uma imagem semelhante esculpida em pinho e com pouco mais de um metro de altura.
De acordo com a FGM, o capitão português trouxe a imagem como agradecimento por haver sobrevivido a uma tempestade em alto-mar, tendo prometido construir uma igreja no ponto mais alto que avistasse, de onde pudesse acompanhar a entrada da Baía de Todos os Santos.
Comentários
Outras Notícias
Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem
14 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos
14 de Agosto de 2026Foto: Reprodução
Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista
14 de Agosto de 2026Foto: Reprodução/Quimpack/Los Chefs/Amigos Distribuidora
Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa
14 de Agosto de 2026Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador
13 de Agosto de 2026Foto: Arquivo/Batalha da Torre
Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência
13 de Agosto de 2026Foto: Instagram/TV Globo
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023