Bahia

Conheça Tuka Perez, primeira assessora parlamentar trans da Câmara dos Vereadores de Salvador

29 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Conheça Tuka Perez, primeira assessora parlamentar trans da Câmara dos Vereadores de Salvador]

No dia 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data oficializada pelo Ministério da Saúde

O Site Pernambués Agora entrevistou, Tuka Perez, primeira assessora parlamentar trans da Câmara dos Vereadores de Salvador. 

“Não me descobri trans, eu já nasci assim e não há nenhuma anomalia em mim”. Este é um relato de Tuka Perez, 36 anos, primeira assessora LGBTQI+ da Câmara Municipal de Salvador. Após as transexuais perceberem que o gênero que se identificam é diferente do que lhe foi atribuído, elas entram em uma profunda luta com a sociedade brasileira, que tem uma errônea cultura de rotulá-las como seres invisíveis, inexistentes, tornando-as marginalizadas. Diante desse cenário, a esmagadora maioria passa por dificuldades sociais e mentais, isso porque, devido ao grande preconceito, muitas abandonam a escola, não conseguem acesso as universidades e ficam fora do mercado de trabalho.

A moça trabalha como assessora parlamentar do vereador, Luiz Carlos Suíca (PT), Tuka Perez cresceu no bairro de Pernambués, de acordo ela a transformação deu início 14 para 15 anos, onde ela ficou conhecida por ser comunicativa e ter atitude nas lutas e resistências e por esse motivo chamou a atenção do vereador Suíca.

Busca de espaço no mercado de trabalho

Quem ver a assessora ocupando seu espaço, não tem noção o quanto foi difícil, a moça, conta que já sofreu muito preconceito e violência verbal por ser uma mulher trans “Já fui posta para fora de um banheiro feminino e isso é algo difícil de esquecer. Foi humilhante”, disse.
Contou que em seu processo de transformação em busca de emprego, foi complicado, na época antes de ser assessora, já se considerava uma mulher trans, e na busca de emprego isso dificultava conseguir um espaço.
Lembra que nos documentos não tinha o nome social, “ Tuka Perez”, e nos documentos ainda constava o nome masculino, “ eu tinha faculdade em ser aceita no mercado de trabalho”. 

Primeira assessora trans na Câmara Municipal do Salvador

Em 2012 recebeu o convite do vereador, que na época era candidato, para trabalhar junto com ele na campanha e também para fortalecer o movimento e causas LGBT, dentro do bairro de Pernambués com o grupo LGBT- Linha de Frente, onde Tuka Perez é a presidente contém 27 membros compostos por, gays, lésbicas e homens trans.
Tuka Perez, além de ser assessora ocupa também as funções de: integrante da União das Paradas de Salvador e do Fórum TT para Travesti e Transexuais da Bahia; presidente do grupo LGBTT Linha de Frente, de Pernambués, em Salvador.
Tuka lembra que em 2012 o vereador foi eleito como um edil mais bem votado pelo PT, em 2013 a moça aceitou o convite para ocupar o cargo de primeira assessora parlamentar trans pela Câmara Municipal no gabinete do vereador. “Para mim foi muito importante, para nós mulheres trans e travesti ter uma oportunidade de trabalho, ter alguém que possa lutar por direitos, onde a gente possa entrar pela porta da frente. É como eu sempre falo, Suíca fez o dever de casa, ele abriu as portas e me dar essa oportunidade de ter uma mulher trans dentro do gabinete, coisa que para a sociedade é uma visão impossível”. Disse. 

Primeiro vereador da Câmara Municipal a contratar uma assessora trans
O vereador Suíca não deixou passar e publicou em sua rede social uma homenagem a assessora Tuka, “ Há  15 anos, travestis e transsexuais falaram sobre sua realidade pela primeira vez no congresso nacional. Ainda que tenhamos tido avanços na última década, a população trans continua a passar por dificuldades de integração social e trabalhista, tendo apenas 35 anos como expectativa de vida.
Fui o primeiro vereador da câmara municipal a contratar como assessora uma mulher trans, Tuka Perez, e seguiremos juntos em defesa da diversidade na luta por direitos, respeito e representação para todos e todas”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Nachtergaele fala sobre sexualidade e recusa rótulos]
Fofoca

Matheus Nachtergaele fala sobre sexualidade e recusa rótulos

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / TV Globo

[Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral]
Brasil

Pit bull destrói sofá e reage com expressão “inocente” em vídeo viral

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / redes sociais

[Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025]
Esportes

Marta e Amanda Gutierres entram na disputa pela Bola de Ouro 2025

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade]
Saúde

Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade

13 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução Pexels

[Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa]
Fofoca

Seguidora processa Carlinhos Maia e pede R$ 30 mil por propaganda enganosa

12 de Agosto de 2025

Foto: Instagram

[OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado]
Brasil

OAB cobra respeito à Constituição e critica medidas judiciais sem trânsito em julgado

12 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Internet