Bahia

Guarda Municipal promove programação especial na Semana da Mulher

04 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
[Guarda Municipal promove programação especial na Semana da Mulher  ]

A programação gratuita prevê a promoção à saúde e bem-estar com palestras, cursos de defesa pessoal e momentos de lazer.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8), a Guarda Civil Municipal (GCM), através da Coordenadoria de Prevenção à Violência (Cprev) e em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), preparou uma semana de atividades especiais dedicadas ao público feminino. A programação gratuita prevê a promoção à saúde e bem-estar com palestras, cursos de defesa pessoal e momentos de lazer.

O curso de defesa pessoal e rodas de conversa acontecem nesta quarta (4) e sexta-feira (6), das 13h às 17h, no Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), nos Barris. A atividade é destinada a mulheres maiores de 18 anos. Para se inscrever, as candidatas devem ligar para o CRLV, no número (71) 3235-4268; ou para a Coordenadoria de Prevenção à Violência da GCM, no telefone (71) 3202-5313; ou, ainda, para o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), no contato (71) 3611-6581.

Ainda na sexta-feira (6), às 15h, no Ministério Público Federal, no bairro do Doron, ocorrerá uma apresentação da Cprev com tema relacionado à prevenção da violência contra a mulher. Já no sábado (7), a partir das 9h, haverá uma ação com a presença da Banda de Música da GCM, na Escola Semente da Esperança, em Mussurunga I.

Defesa pessoal – Uma das principais atividades voltadas para as mulheres, promovida pela GCM e SPMJ, é o curso de defesa pessoal. Em quase quatro anos de iniciativa, cerca de 300 mulheres foram capacitadas.

O coordenador de Prevenção à Violência, André Rocha, pontua que o curso de defesa pessoal faz muito mais do que ensinar às mulheres a se defenderem da violência física. As aulas também fazem com que as vítimas de violência sejam ressocializadas.
“Há turmas em que as mulheres que não sofreram nenhum tipo violência passam a perceber, a partir dos depoimentos das vítimas participantes, quando começam as agressões. Elas compreendem e fazem daquela experiência um meio de sair da situação, aprendendo como obter ajuda antes que o problema se agrave”, completa Rocha. 
Foto divulgação: Jefferson Peixoto / Secom

Comentários

Outras Notícias

[Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem]
Saúde

Ministério da Saúde atualiza critérios para doação de sangue e reduz prazo após tatuagem

14 de Agosto de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos]
Saúde

Anvisa revoga restrições e prepara regras para venda de medicamentos em aplicativos

14 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

[Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista]
Brasil

Anvisa determina apreensão e proíbe venda de 12 produtos irregulares; confira a lista

14 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Quimpack/Los Chefs/Amigos Distribuidora

[ Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa]
Saúde

Casos e mortes por HIV atingem menor nível global, mas redução de investimentos preocupa

14 de Agosto de 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

[Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador]
Cultura

Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador

13 de Agosto de 2026

Foto: Arquivo/Batalha da Torre

[Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência]
Fofoca

Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência

13 de Agosto de 2026

Foto: Instagram/TV Globo