Bahia

Covid-19: "Vulneráveis, trabalhadores de limpeza urbana são fundamentais na garantia da saúde no país", diz Suíca

20 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
[Covid-19:

A quantidade de lixo produzido no Brasil aumenta em meio à crise na saúde

Por: Mara Silvany-Pernambués Agora

Mesmo num período de crise na saúde dos brasileiros, o impacto sobre a compra aumentou absurdamente. Por desespero, os brasileiros estão lotando os mercados e com isso a quantidade de lixo no Brasil aumentou, principalmente o que oferece risco à saúde de diversos trabalhadores e ao meio ambiente.

Esse é um dos maiores desafios em todo Brasil. Na maioria dos municípios, os resíduos continuam sendo depositados irregularmente a céu aberto.

Brasília tem o maior lixão da América Latina, a apenas 15 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

Em 2015, se fosse para somar a quantidade de entulho e de lixo hospitalar abandonados nas ruas das cidades brasileiras, o volume total equivaleria a 1.450 estádios do Maracanã. 
Por conta da Pandemia, os hospitais estão lotados e os resíduos hospitalares se multiplicaram.

Focado na situação que o país tem enfrentado,
o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que representa os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana da Bahia, tem itensificado nos últimos dias a atenção sobre a importância desses profissionais.

"Sabemos que profissionais da saúde estão o tempo todo vulneráveis, e quando falamos profissionais de saúde, devemos incluir os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana. Os garis são atores fundamentais para a saúde de uma cidade, e isso está mais evidente na recente pandemia", pontua o vereador.

"No caso dos acidentes, quem está mais vulnerável é o profissional que trabalha diretamente com a coleta e destinação deste resíduo, como os coletores de lixo, carrinheiros e trabalhadores de seleção de material reciclável, por exemplo", enfatiza Suíca. 

Para evitar a proliferação dessa pandemia, a ordem é ficar em casa. Sabemos que a produção de lixo tem aumentado, incluindo o hospitalar. Por esse motivo, devemos ter em mente a importância desses trabalhadores que frequentemente se veem frente a frente com resíduos pérfuro-cortantes, como cacos de vidro, agulhas e afins, os quais muitas vezes são descartados de maneira inapropriada e podem ferir os profissionais. A recomendação nestes casos é que o resíduo seja colocado dentro de algum recipiente seguro que possa ser lacrado e vedado, diminuindo os riscos de cortes.

Suíca ainda ressalta que a população deve ficar atenta a separação dos resíduos, principalmente os materiais cortantes.
"Enquanto alguns profissionais de outras áreas ficam nas suas casas, a categoria de limpeza está nas ruas, exposta, cuidando da saúde de todos", frisa o petista.

Comentários

Outras Notícias

[Mototáxi por aplicativos é tragédia anunciada, diz pesquisador do Ipea]
Brasil

Mototáxi por aplicativos é tragédia anunciada, diz pesquisador do Ipea

09 de Agosto de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Lula recebe ligação de Putin para conversa sobre Ucrânia e Brics]
Mundo

Lula recebe ligação de Putin para conversa sobre Ucrânia e Brics

09 de Agosto de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara]
Política

Motta envia pedido de afastamento de 15 deputados após motim na Câmara

08 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

[Bolsonaro está tendo o direito de se defender, diz Lula]
Política

Bolsonaro está tendo o direito de se defender, diz Lula

08 de Agosto de 2025

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Ministério da Saúde libera R$ 40 milhões para fortalecer bancos de leite em todo o país]
Saúde

Ministério da Saúde libera R$ 40 milhões para fortalecer bancos de leite em todo o país

07 de Agosto de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Fábio Assunção fala sobre abuso sofrido na infância e desafios com saúde mental]
Fofoca

Fábio Assunção fala sobre abuso sofrido na infância e desafios com saúde mental

07 de Agosto de 2025

Foto: TV Globo