Bahia

Portadores de doenças crônicas vão receber medicamentos em casa, diz Sesab

29 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
[Portadores de doenças crônicas vão receber medicamentos em casa, diz Sesab]

Os correios terão um prazo de 48 horas para efetivar a entrega da medicação, que é monitorada pela Sesab desde a sua expedição.

Cerca de 5 mil portadores de doenças crônicas de Salvador e Região Metropolitana vão poder passar a receber em casa, pelos correios, a medicação que faz parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica – CEAF, que é de uso contínuo.  A mudança ocorre a partir desta sexta-feira (29).

A medida está regulamentada pela portaria 215 da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), publicada nesta sexta no Diário Ofical do Estado. Ela normatiza a entrega em casa de medicamentos para pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS portadores de transplantes, insuficiência renal crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) , hipertensão pulmonar e lúpus.

“O objetivo da medida é diminuir ao máximo possível o fluxo de pacientes crônicos em unidades de saúde de Salvador e Região Metropolitana e, assim reduzir a vulnerabilidade da exposição ao novo coronavírus”, explica Renata Mundim, diretora da Assistência Farmacêutica (Dasf).
O projeto da Sesab é coordenado pela Superintendência de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Saftec), em parceria com as unidades de saúde, e tem o apoio operacional da Superintendência de Recursos Humanos (Superh).
Em condições normais, esses medicamentos são retirados pelos pacientes ou seus procuradores legais devidamente cadastrados, nas farmácias de quatro unidades: Hospital Ana Nery, HUPES (Hospital das Clínicas), Hospital Otávio Mangabeira e FIMAE –  Farmácia Integrada de Medicamentos da Atenção Especializada. 
Inicialmente, o projeto vai alcançar pacientes cadastrados nas unidades farmacêuticas do Hospital Ana Nery e do FIMAE. Só na farmácia do Ana Nery tem quase 3 mil pacientes. Os correios terão um prazo de 48 horas para efetivar a entrega da medicação, que é monitorada pela Sesab desde a sua expedição. Importante ressaltar que medicamentos que precisam de refrigeração não vão poder ser entregues. 
Interior – Os pacientes crônicos cadastrados no SUS e residentes no interior da Bahia, não vão ficar dessassitidos. O Estado conta com 28 núcleos de base em cidades estratégicas, que dão apoio em unidades com farmacêuticos preparados para esse tipo de apoio. 
Luis Henrique Dutra, Superintendente da Assistência Farmacêutica, ressalta que os pacientes receberão medicamentos suficientes para dois meses. “Em virtude da Pandemia da COVID 19, foi necessário tomar diversas medidas no sentido de reduzir o risco de contágio nas nossas farmácias de dispensação. Entre as medidas adotadas, essa ação é voltada, sobretudo, aos pacientes mais vulneráveis”, enfatiza.

Comentários

Outras Notícias

[Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média]
Economia

Lula cobra recursos para crédito imobiliário para classe média

01 de Agosto de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa]
Política

Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

01 de Agosto de 2025

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

[Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado]
Educação

Vagas na área de educação fazem o desemprego ser o menor já registrado

01 de Agosto de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações]
Bahia

Novo shopping em Camaçari terá SAC, supermercado e mais de 80 operações

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes ]
Esportes

Declaração de ex-jogador do Fluminense sobre política no futebol gera debate nas redes

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico]
Bahia

Jovem que desviou R$ 5,6 mil do avô para jogo virtual inicia tratamento psicológico

31 de Julho de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais