Pernambues Agora: Dois de julho, dia da Independência da Bahia
02 de Julho de 2020 - Redação Pernambués agora
A Festa da Independência da Bahia ou Desfile do Dois de Julho como é chamado pelos soteropolitanos, é uma festa de caráter cívico, comemorativa da independência do Brasil em terras baianas.
O cortejo acontece todos os anos no dia 2 de julho na cidade de Salvador, Bahia, tendo seu início no Largo da Lapinha no Pavilhão Dois de Julho ao lado da Paróquia da Lapinha, onde se encontra a imagem do caboclo, símbolo da independência da Bahia. Com um grande desfile popular juntamente com as imagens do caboclo e da cabocla, reverenciando a força nativa sobre as tropas lusitanas derrotadas em 1823, percorre por várias ruas históricas até o seu apogeu no largo do Campo Grande ou praça Dois de Julho. O retorno das imagens ocorre dia 5 do mesmo mês com outra grande fanfarra, geralmente à noite e regido por grandes orquestras, estudantes, músicos, instituições, charanga e batucadas.
Devido à pandemia do coronavírus, as comemorações da Independência do Brasil na Bahia, estão sendo realizadas de uma maneira diferente. O tradicional desfile, realizado há 197 anos, não será feito em 2020 para evitar aglomerações. A data tem programação online e hasteamento da bandeira apenas com a presença de autoridades.
Câmara Municipal de Salvador anuncia presença em cerimônia de Dois de Julho
De acordo com a programação de quinta-feira, 2 de julho, após a alvorada, no bairro da Lapinha, às 8h15 acontece o Hasteamento da Bandeira com participação restrita ao governador, prefeito da capital, e presidentes da Assembleia Legislativa, da Câmara Municipal de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). A cerimônia terá a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
Em seguida, haverá uma coletiva de imprensa. As autoridades concederão a entrevista. A imprensa ficará em área reservada.
Depois, cerimônia de Colocação de Flores no monumento ao General Labatut. O local onde ocorrerá as celebrações será interditado com gradil, com o objetivo de evitar aglomerações. Não haverá o tradicional cortejo cívico e nem a apresentação de grupos folclóricos ou culturais.
Diante da impossibilidade da realização dos festejos e desfiles que marcam o Dois de Julho, por conta da pandemia da Covid-1
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023