Bahia

Ônibus elétricos e a gás começam a circular na próxima semana no Subúrbio de Salvador e RMS

21 de Outubro de 2020 -Redação Pernambués agora
[Ônibus elétricos e a gás começam a circular na próxima semana no Subúrbio de Salvador e RMS]

Novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa

Na próxima semana, o governo da Bahia vai iniciar o projeto-piloto que garantirá a circulação de ônibus elétricos e também movidos a gás, respectivamente, pelo Subúrbio Ferroviário e pela Região Metropolitana de Salvador. Visando contribuir para tornar o sistema de transporte da capital sustentável, a novidade foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT), durante a edição da noite desta terça-feira (20) do Papo Correria. 

Rui contou que os ônibus elétricos vão fazer o trajeto entre a Ilha de São João e a Estação Pirajá do Metrô. “Vamos disponibilizar ônibus elétricos, que rodam mais de 200 quilômetros sem precisar carregar, para a população que precisa passar pelos bairros de Ilha de São João, Paripe, Periperi, Lobato, chegando à Estação do Metrô que foi instalada em Pirajá. Ao todo, serão seis ônibus circulando ainda este ano”, garantiu o governador. 

O primeiro veículo já chega próxima semana, quando uma viagem-teste com a presença do governador deve ser realizada. “Quero ver, junto com as pessoas, o quanto esses ônibus são silenciosos e importantes para o meio ambiente”, declarou. 

O governador ainda anunciou a chegada de um ônibus movido a gás natural que deverá transitar pela Região Metropolitana de Salvador. “Dessa forma, vamos modernizando o transporte público, dentro de uma estratégia de um estado verde, moderno e que cuida do meio ambiente”, concluiu.  

 

Antecipação do pagamento dos servidores

Rui anunciou, ainda, que, por conta da comemoração do Dia do Servidor Público Estadual (28 de outubro), que neste ano será celebrado excepcionalmente no próximo dia 30, o governo baiano vai efetuar o pagamento do salário dos 280 mil servidores ativos, inativos e pensionistas no penúltimo dia útil deste mês (29). “O pagamento será feito em lote único, um dia antes da programação original, permitindo que o servidor aproveite os feriados já com o salário na conta”, assegurou. 

Todos os meses, o Governo da Bahia destina aproximadamente R$1,6 bilhão para o pagamento da folha de ativos, inativos e pensionistas. A programação de pagamento dos salários volta ao calendário original, com depósitos feitos no último dia útil do mês, a partir de novembro. O feriado também será celebrado no dia 30 de outubro, quando não haverá expediente na administração estadual baiana, com exceção dos serviços essenciais que não admitam interrupções.

Comentários

Outras Notícias

[Ufba continuará sem atividades presenciais em 2021 ]
Educação

Ufba continuará sem atividades presenciais em 2021 

28 de Novembro de 2020

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou, através de nota, que vai manter a suspensão das atividades presenciais no próximo ano e definiu que o próximo semestre também será online

[Vacina contra coronavírus não será para toda população, diz Ministério da Saúde]
Saúde

Vacina contra coronavírus não será para toda população, diz Ministério da Saúde

28 de Novembro de 2020

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 não irá atingir toda população, afirma o Ministério da Saúde

[Hackers atacam TRF-1, capturam dados e site sai do ar]
Justiça

Hackers atacam TRF-1, capturam dados e site sai do ar

28 de Novembro de 2020

Um ataque hacker atingiu os sistemas do Tribunal Regional da Primeira Região TRF-1, hoje (27)

[MEC lança jogo virtual para ajudar na alfabetização de crianças]
Educação

MEC lança jogo virtual para ajudar na alfabetização de crianças

28 de Novembro de 2020

Ferramenta é gratuita para celulares, tablets e computadores

[Recadastramento de aposentados está suspenso até o fim do ano]
Brasil

Recadastramento de aposentados está suspenso até o fim do ano

28 de Novembro de 2020

A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano

[“Pra mim nem deveria ter tido eleição”, diz Suíca sobre festas de final de ano e carnaval em Salvador]
Política

“Pra mim nem deveria ter tido eleição”, diz Suíca sobre festas de final de ano e carnaval em Salvador

27 de Novembro de 2020

Contrário a qualquer tipo de festejos durante a pandemia do novo coronavírus no país, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) criticou os debates encampados por grupos de empresários, prefeitura e moradores da capital sobre eventos de Natal, Réveillon e Carnaval