Bahia

Codesal informa como agir quando a sirene é acionada em área de risco

14 de Abril de 2021 - Secom/ PMS
[Codesal informa como agir quando a sirene é acionada em área de risco]

Por força do temporal, as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do órgão foram acionadas em oito localidades do município

As chuvas fortes que atingiram a capital baiana desde a última quinta-feira (8) e se prolongaram durante o fim de semana provocaram 1.605 ocorrências até domingo (11), dentre as quais deslizamentos de terra, alagamento de imóveis e áreas infiltradas, segundo os registros da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, explica como funciona o acionamento das sirenes. “Conforme o Plano Preventivo de Defesa Civil, nós monitoramos e mapeamos as áreas onde pode ter alagamento e deslizamento de terra. São quatro os níveis de risco: em observação, quando há normalidade; atenção; alerta; e alerta máximo. Somente neste último caso, quando temos 150 mm de chuvas durante 72 horas e previsão de chuva forte a muito forta, a sirene é acionada”, esclarece.
 
A instrução da Codesal aos moradores de área de risco onde houve acionamento da sirene é a saída imediata do imóvel, portando apenas documentação mínima e remédios Em seguida, essas pessoas são conduzidas aos abrigos organizados pela Prefeitura em escolas municipais.
 
O passo seguinte é a vistoria pela Codesal da área e dos imóveis evacuados a fim de avaliar a viabilidade de cada morador deslocado retornar para a própria residência. Se o imóvel estiver comprometido pela chuva, os desalojados ou desabrigados serão cadastrados na Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), para que possam ter acesso ao auxílio moradia.
 
Apoio dos Nupdecs – Nas áreas de risco mapeadas, a Codesal realiza a formação do Núcleo Comunitário de Prevenção e Defesa Civil (Nupdec), cujo objetivo é capacitar um grupo de moradores locais para reduzir riscos e danos em caso de chuvas fortes. A capacitação aborda temas sobre defesa civil, percepção de risco, primeiros socorros e assistência em situações de desastre.
 
“Nós fazemos um simulado com o Nupdec para eles saberem como agir quando a sirene de alerta é acionada. Seguimos o mapa de evacuação previamente traçado e as orientações estabelecidas no treinamento”, assinala Gabriela.
 
Contato – Em caso de emergência, a exemplo de alagamentos, deslizamentos, rachaduras e ameaças de desabamento, o cidadão deve buscar ajuda imediata da Codesal pelo telefone de contato 199. O número é gratuito.

 

Foto: Ascom/Codesal

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