Fala comunidade! Você sabia que não se deve misturar esgoto doméstico com água de chuva?
20 de Abril de 2021 - Pernambués Agora/Comunicação Social da Embasa
Galerias pluviais (são conjuntos de tubulações que têm como objetivo captar, transportar e drenar a água da chuva até rios, córregos ou canais) e redes de esgoto têm papéis distintos e a utilização indevida desses sistemas pode trazer diversos problemas para a população
Já a rede de esgoto tem como objetivo levar os efluentes sanitários (águas que utilizamos para tomar banho, lavar louças e dar descarga, por exemplo) dos imóveis até as estações de tratamento (ETEs). Lá, o esgoto recebe o tratamento adequado para que possa retornar ao meio ambiente sem causar prejuízos.
Com o período das chuvas típicas do verão, todos devem estar atentos a um problema que compromete a eficiência operacional do sistema de esgotamento sanitário pode gerar transtornos para a população: a interligação indevida da água de chuva na rede de esgoto. Tal prática, muitas vezes causada por desconhecimento sobre o assunto ou ligações clandestinas, é proibida por lei, pois contribui com o entupimento e o vazamento de esgoto em vias públicas, além de provocar o refluxo do efluente pelos ralos e vasos sanitários de domicílios e estabelecimentos comerciais.
As galerias pluviais são conjuntos de tubulações que têm como objetivo captar, transportar e drenar a água da chuva até rios, córregos ou canais. A sua instalação e manutenção é de responsabilidade da Prefeitura. Como a água da chuva não passa por tratamento específico para retirar impurezas e é conduzida diretamente para os corpos hídricos, é importante que não haja mistura com o esgoto para evitar a contaminação e poluição desses bens naturais.
Como identificar?
Mesmo com todo controle e monitoramento do processo, a utilização indevida dessas redes pode trazer diversos problemas para a população, principalmente com as chuvas. Mas como reconhece-las? Há algumas diferenças básicas entre elas. A drenagem pluvial coleta as águas de chuva por meio das “bocas de lobo”, que geralmente são retangulares e ficam próximas às calçadas. Já as redes de esgoto coletam apenas os esgotos sanitários por meio das ligações que interligam as residências à rede pública.
E a ligação entre as galerias pluviais e a rede de esgoto pode ocasionar diversos problemas nas infraestruturas existentes. Isso porque, segundo as normas técnicas e definições da Engenharia Sanitária, as diferenças entre as galerias pluviais e a rede de esgoto estão, além da sua função, estão principalmente em seus diâmetros, profundidades, materiais constituintes e volumes de água transportada. As redes coletoras de esgoto são normalmente de diâmetros menores (menor volume), mais profundas e de material plástico. Já as galerias de águas das chuvas têm diâmetros maiores (maior volume), são menos profundas e normalmente são em concreto.
Além disso, os sistemas de bombeamento também são projetados apenas para o esgoto sanitário, vazão muito mais baixa em comparação à de águas pluviais. E ao ser direcionada para o sistema de esgotamento sanitário, a água da chuva faz aumentar o volume recebido pelas estações, o que pode prejudicar a eficiência do processo.
Vale lembrar que o contrário, quando a rede de esgoto se mistura às galerias pluviais, também causa grandes problemas, como o lançamento de esgoto sem o devido tratamento em corpos d’água, além de causar a contaminação do solo e de aquíferos subterrâneos.
O descarte inadequado do esgoto afeta toda a população. Então cabe a todos cumprir o seu papel no ciclo do saneamento, fazendo a ligação a rede de esgoto onde ela está disponível. Assim é possível ter uma cidade mais saudável e com qualidade de vida para os seus cidadãos.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa, preparou uma lista e enviou para o Pernambués Agora.
- Não misture esgoto doméstico com água de chuva. As instalações para cada um desses efluentes devem ser separadas em seu imóvel
- As tubulações da pia da cozinha, banheiro, lavanderia, lavabo e demais pontos da casa devem estar ligadas à rede coletora de esgoto, que será canalizada diretamente para estações da Embasa, passando por tratamento e destinação adequada.
- Já a chuva que escorre pelo telhado ou pelas calhas tem que ser direcionada para as galerias da rede de drenagem, mantida pela Prefeitura, ou para as ruas.
- Quando a chuva entra na rede de esgoto, a rede entope e o esgoto doméstico extravasa na rua ou retorna para a sua casa.
- Não jogue lixo ou nenhum outro objeto no vaso sanitário e nem óleo de fritura na pia, porque esses resíduos entopem a tubulação de esgoto, gerando extravasamentos.
- Em caso de extravasamentos de esgoto, informe à Embasa por um dos canais de atendimento da empresa: Agência Virtual (www.agênciavirtual.embasa.ba.gov.br), Aplicativo Embasa no celular e o telefone 0800 0555 195, que funciona com número de atendentes limitado por conta da pandemia. Marca da Embasa
Foto reprodução internet
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023