Bahia

Maio Amarelo: Detran-BA dinamiza fiscalização para evitar acidentes

07 de Maio de 2021 - Ascom/ DetranBa - Departamento de Trânsito do Estado da Bahia
[Maio Amarelo: Detran-BA dinamiza fiscalização para evitar acidentes]

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) dinamizou as operações de fiscalização neste mês, período das ações do Maio Amarelo, movimento internacional pelo aumento da segurança viária

O órgão realiza a blitz da Lei Seca, em Salvador e municípios do interior, e controla o uso do kit de gás natural para veículos (GNV), apenas na capital.
A recente reforma no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) endureceu a punição para o condutor que comete homicídio culposo ou lesão corporal, sob o efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas. Agora, a pena de prisão não pode mais ser convertida em restrições de direitos, como perda de bens e trabalhos comunitários.
Até abril, o Detran-BA realizou 297 operações no estado, em parceria com a Polícia Militar. Dos 42.164 condutores abordados, 12.578 fizeram o teste do bafômetro, número reduzido por causa das restrições da Covid-19, com 1.442 enquadrados na Lei Seca e 19 prisões. Em 2020, foram 34.842 testes de alcoolemia, com 3.077 motoristas autuados e 21 prisões.
No caso do kit GNV, o uso irregular do equipamento pode provocar risco de explosão. Para evitar multa e remoção do veículo, o proprietário deve regularizar a conversão do combustível no Detran-BA e obter o certificado de segurança fornecido pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).
“No Maio Amarelo, a gente tem dois parceiros pela valorização da vida: a PM e o Ibametro. O trânsito continua matando mais de 30 mil pessoas no Brasil todos os anos. Mesmo com a pandemia, os flagrantes de embriaguez ao volante continuam. A blitz do kit gás evita que o carro vire uma bomba”, explicou o coordenador de Fiscalização do Detran-BA, Márcio Santos.

 

Foto: Governo do Estado

Comentários

Outras Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |

[Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial]
Fofoca

Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial

17 de Junho de 2026

Foto: ABC

[Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu]
Economia

Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu

17 de Junho de 2026

Foto: Mateus Pereira / GovBR

[Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira]
Esportes

Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira

17 de Junho de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador]
Bahia

Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador

17 de Junho de 2026

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

[Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano]
Bahia

Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano

16 de Junho de 2026

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde