Bahia

Catadores de rua têm frente parlamentar em defesa dos direitos da população em situação de rua em Salvador

13 de Outubro de 2021 - A tarde
[Catadores de rua têm frente parlamentar em defesa dos direitos da população em situação de rua em Salvador]

A Câmara Municipal programou para esta quinta-feira (14), às 9h, com transmissão pela TV CAM, a instalação da Frente Parlamentar Maria Lúcia Pereira, em defesa dos direitos da população e das catadoras e dos catadores em situação de rua em Salvador

A iniciativa homenageia, no nome, a memória da liderança nacional destes trabalhadores, cuja contribuição em manter as ruas limpas não impede a total invisibilidade para as pessoas, apesar de sua grande contribuição social e risco de morte, pois transitam muitas vezes em situações perigosas para carregar o material coletado.

Falecida em 2018, Maria Lúcia Pereira organizou o movimento dos catadores, ampliado agora com a frente parlamentar soteropolitana com a inclusão dos trabalhadores das ruas, como o ambulante, o vendedor de doces, o guardador de carros, tendo todos em comum a extrema pobreza.

– O objetivo é fiscalizar políticas públicas e as ações do poder executivo, mas também formular propostas de políticas públicas para estas populações de rua – afirma um dos articuladores da frente, Hugo Dantas.

Apoiador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua da Bahia, Hugo Dantas leva seus conhecimentos de assistente social diariamente para o convívio com pessoas em situação de rua, como forma de apoiar as demandas, tanto emergenciais como as de médio prazo.

Parcerias – O movimento nacional em defesa das catadoras e catadores já alcança 17 estados brasileiros e busca parcerias com outras associações de perfil semelhante, considerando ser um direito humano inalienável a assistência por parte do Estado a quem enfrenta dificuldades de moradia e alimentação. A proposta de criação da frente não demorou a ser aceita pelos parlamentares.
 

Comentários

Outras Notícias

[Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”]
Fofoca

Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”

05 de Dezembro de 2021

O pedido de desculpas de Fiuk para a humorista Tatá Werneck pelo “climão” ocorrido durante entrevista para o “Lady Night” não saiu como esperado.

[Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho]
Bahia

Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho

05 de Dezembro de 2021

Uma das equipes de buscas do Grupamento Marítimo (Gmar) encontrou um corpo na praia do Rio Vermelho, em Salvador, na manhã deste domingo (5).

[Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados]
Brasil

Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados

05 de Dezembro de 2021

Apesar das tentativas de negacionistas de provar o contrário, vacinas salvam vidas, principalmente quando falamos sobre a Covid-19, que vitimou milhares de pessoas no Brasil.

[Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva]
Esportes

Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva

05 de Dezembro de 2021

O brasileiro José Aldo segue traçando novamente o caminho em busca do cinturão.

[Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo]
Bahia

Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Programado para acontecer neste domingo (5), os eventos dos Largos do Pelourinho foram suspensos em decorrências das fortes chuvas que caem em Salvador. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

[Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo]
Bahia

Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Mais de 29 solicitações foram registradas na Defesa Civil de Salvador (Codesal), até às 12h deste domingo (5). Isso se deve as fortes chuvas que caiu na capital baiana.