Catadores de rua têm frente parlamentar em defesa dos direitos da população em situação de rua em Salvador
13 de Outubro de 2021 - A tarde
A Câmara Municipal programou para esta quinta-feira (14), às 9h, com transmissão pela TV CAM, a instalação da Frente Parlamentar Maria Lúcia Pereira, em defesa dos direitos da população e das catadoras e dos catadores em situação de rua em Salvador
A iniciativa homenageia, no nome, a memória da liderança nacional destes trabalhadores, cuja contribuição em manter as ruas limpas não impede a total invisibilidade para as pessoas, apesar de sua grande contribuição social e risco de morte, pois transitam muitas vezes em situações perigosas para carregar o material coletado.
Falecida em 2018, Maria Lúcia Pereira organizou o movimento dos catadores, ampliado agora com a frente parlamentar soteropolitana com a inclusão dos trabalhadores das ruas, como o ambulante, o vendedor de doces, o guardador de carros, tendo todos em comum a extrema pobreza.
– O objetivo é fiscalizar políticas públicas e as ações do poder executivo, mas também formular propostas de políticas públicas para estas populações de rua – afirma um dos articuladores da frente, Hugo Dantas.
Apoiador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua da Bahia, Hugo Dantas leva seus conhecimentos de assistente social diariamente para o convívio com pessoas em situação de rua, como forma de apoiar as demandas, tanto emergenciais como as de médio prazo.
Parcerias – O movimento nacional em defesa das catadoras e catadores já alcança 17 estados brasileiros e busca parcerias com outras associações de perfil semelhante, considerando ser um direito humano inalienável a assistência por parte do Estado a quem enfrenta dificuldades de moradia e alimentação. A proposta de criação da frente não demorou a ser aceita pelos parlamentares.
Comentários
Outras Notícias
Terceirizados da Creta na Uesb de Vitória da Conquista chegam ao quinto dia de paralisação
17 de Agosto de 2026Cinco dias de paralisação na Uesb de Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |
Sistema de reconhecimento facial da Bahia ultrapassa marca de 6,1 mil prisões
17 de Agosto de 2026Fotos: Denisse Salazar/GOVBA
Simaria confirma retorno aos palcos com gravação de primeiro projeto solo
17 de Agosto de 2026Foto: Instagram
TSE determina remoção de vídeo que associa Lula ao PCC e ao CV
16 de Agosto de 2026Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Inscrição para vestibular da Fuvest começa nesta segunda-feira
16 de Agosto de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo
Mega-sena acumula para R$ 45 milhões; confira os números
16 de Agosto de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023