Bahia

Catadores de rua têm frente parlamentar em defesa dos direitos da população em situação de rua em Salvador

13 de Outubro de 2021 - A tarde
[Catadores de rua têm frente parlamentar em defesa dos direitos da população em situação de rua em Salvador]

A Câmara Municipal programou para esta quinta-feira (14), às 9h, com transmissão pela TV CAM, a instalação da Frente Parlamentar Maria Lúcia Pereira, em defesa dos direitos da população e das catadoras e dos catadores em situação de rua em Salvador

A iniciativa homenageia, no nome, a memória da liderança nacional destes trabalhadores, cuja contribuição em manter as ruas limpas não impede a total invisibilidade para as pessoas, apesar de sua grande contribuição social e risco de morte, pois transitam muitas vezes em situações perigosas para carregar o material coletado.

Falecida em 2018, Maria Lúcia Pereira organizou o movimento dos catadores, ampliado agora com a frente parlamentar soteropolitana com a inclusão dos trabalhadores das ruas, como o ambulante, o vendedor de doces, o guardador de carros, tendo todos em comum a extrema pobreza.

– O objetivo é fiscalizar políticas públicas e as ações do poder executivo, mas também formular propostas de políticas públicas para estas populações de rua – afirma um dos articuladores da frente, Hugo Dantas.

Apoiador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua da Bahia, Hugo Dantas leva seus conhecimentos de assistente social diariamente para o convívio com pessoas em situação de rua, como forma de apoiar as demandas, tanto emergenciais como as de médio prazo.

Parcerias – O movimento nacional em defesa das catadoras e catadores já alcança 17 estados brasileiros e busca parcerias com outras associações de perfil semelhante, considerando ser um direito humano inalienável a assistência por parte do Estado a quem enfrenta dificuldades de moradia e alimentação. A proposta de criação da frente não demorou a ser aceita pelos parlamentares.
 

Comentários

Outras Notícias

[Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]
Mundo

Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações

27 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]
Saúde

Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19

27 de Abril de 2026

Foto: Myke Sena/MS

[Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]
Saúde

Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]
Educação

Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Agência Brasil

[Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]
Saúde

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

26 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

26 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil