Bahia

Festas populares em Salvador estão ameaçadas de não acontecer por conta da pandemia

26 de Novembro de 2021 - Jornal Correio
[Festas populares em Salvador estão ameaçadas de não acontecer por conta da pandemia]

Diante de uma possível quarta onda da pandemia do coronavírus, as festas populares da capital baiana correm risco de não acontecer

Além do impasse do acontecimento do Carnaval de 2022, as festas de Santa Bárbara (4/12) e da Conceição da Praia (8/12) estão ameaçadas, conformr publicado no portal Correio.  

A primeira, que abre a temporada 2021/2022, na última quinta-feira (25), o Dia Nacional da Baiana de Acarajé. A próxima comemoração é a festa de Santa Bárbara, no dai 4/12, que também não terá gente na rua. 

As homenagens à Rainha dos Raios terão início com três dias de missa (1, 2 e 3/12), às 18h, na  Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O acesso dos fiéis ao templo será por ordem de chegada. No dia santo, as missas acontecem às 7h, às 9h, e às 11h, com transmissão ao vivo pelo canal Irmandade dos Homens Pretos, no Youtube. 

Para a festa da Nossa Senhora da Conceição da Praia o esquema será bem parecido. A padroeira da Bahia será homenageada na basílica do Comércio com novenário de 29 de novembro a 7 de dezembro, às 19h. A participação será mediante agendamento prévio. 

No dia 8, dia santo, haverá missa às 4h, 5h, 6h, 7h30, 12h, 14h e 17h. A missa principal, às 9h30, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Por volta das 11h, está prevista uma carreata. Toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo Youtube.

No dia 13,  a carreata em homenagem a Santa Luzia ainda não está confirmada. A celebração religiosa terá missa às 9h e 18h nos dias 10, 11 e 12. No dia santo, as missas acontecerão às 6h, 8h, 10h, 15h, 17h e 19h. As celebrações também serão transmitidas pelo  Youtube.

“A gente queria fazer nos moldes do ano passado, mas já não sabemos mais se vai ser possível. Talvez a gente precise cancelar a carreata e ficar só com as missas, que vão poder ser acompanhas virtualmente também por conta do limite de pessoas”, explica  padre Renato Minho, líder da Paróquia. 

As festas de Bom Jesus dos Navegantes (31/12) e de Reis (6/1) também seguem sem definição. Para a Lavagem do Bonfim (14/01), segundo o padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, há três opções:

“O plano A é que a festa aconteça. O plano B é realizar o cortejo da imagem num carro aberto, como no ano passado, e a terceira opção é não ter nada. Nosso medo é que, mesmo sem a lavagem, as pessoas se aglomerem. A sensação é de que a maioria já perdeu o medo”.

Tão popular quanto o Bonfim, a festa de Iemanjá (2/2) também segue indefinida. Cristiane Sobrinho, Doutora em Antropologia, responsável pelo laudo que tornou a Festa de Iemanjá Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Salvador, aposta que, em 2022, os festejos tenham mais gente: “Já temos muita gente vacinada, então acho que o número de participantes vai ser maior. No ano passado, ainda tínhamos muito mais  medo”.

Recomendação

A Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia) - recomendou que o carnaval de 2022 só seja realizado em Salvador quando 90% da população estiver vacinada com a segunda dose. Além disso, o órgão destacou que é importante estimular a imunização, principalmente entre os jovens.

Segundo a diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, o mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do coronavírus. “Estamos vendo a ressurgência da Covid-19 na Europa. Nas últimas horas, tivemos mais de 440 mil novos casos confirmados, sem contar que há  subnotificação em vários continentes”, declarou Mariângela Simão.

 

Foto: Rita Barreto/Setur

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução]
Bahia

Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução

18 de Julho de 2025

A empresa responsável pelo serviço, Creta, está há 15 dias sem quitar salários, vale alimentação, vale transporte e também não tem fornecido plano de saúde ou fardamento aos funcionários.

[Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico]
Brasil

Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico

17 de Julho de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal]
Fofoca

Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal

17 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula]
Política

Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula

17 de Julho de 2025

Foto: Governo do Espírito Santo

[Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI]
Economia

Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI

17 de Julho de 2025

Foto Ilustrativa: Divulgação / SEI

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado