Bahia

Suíca e Marta se reúnem com direção do Colégio Portinari para debater e propor ações educativas de combate ao racismo nas escolas

03 de Dezembro de 2021 - Pernambués Agora com informações do Informe Baiano
[Suíca e Marta se reúnem com direção do Colégio Portinari para debater e propor ações educativas de combate ao racismo nas escolas]

O presidente da Comissão de Reparação, vereador Suíca (PT) e a presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, vereadora Marta Rodrigues (PT), realizaram uma reunião com a direção do Colégio Cândido Portinari, na manhã desta sexta-feira (3)

O encontro buscou dialogar sobre medidas educativas e informativas de combate ao racismo. 


A iniciativa dos vereadores é reforçada quando casos de racismo ocorridos e denunciados em novembro,  mês que é celebrado o Dia da Consciência Negra, vieram à tona, em instituições particulares de Salvador. O caso do Portinari é de uma adolescente, estudante bolsista e filha do porteiro. 


A jovem foi alvo de ataques racistas em um grupo de WhatsApp. Nas mensagens, um dos estudantes afirma que vai iniciar uma arrecadação para tirar a garota do subúrbio. “Vamos fazer uma vaquinha pra te tirar da favela. Debaixo da ponte já serve”. A escola chegou a enviar nota à imprensa, considerando a conduta inaceitável e em seguida proibiu que os alunos envolvidos fossem rematriculados.

Para Suíca, a reunião foi bastante propositiva. “Nosso intuito é que as comissões colaborem com o tratamento das questões raciais nas escolas, buscando realizar ações informativas e educativas para conscientizar os estudantes pelo fim do racismo na nossa cidade”, afirmou. 

Para Marta Rodrigues a luta antirracista deve ser um compromisso de todas as instituições e inserida no cotidiano da comunidade escolar. “Estivemos aqui como vereadores, mas também como pessoas comprometidas com a luta antirracista, para ouvir a escola e ver como podemos pensar ações de combate ao racismo e a todo tipo de intolerância e preconceito. Ações como estas devem servir de exemplo para todas as instituições, nosso objetivo é que seja algo cotidiano”, declarou Marta.

Da escola, estiveram presentes a diretora Silvana Araujo e o gestor administrativo Alecir Silva. Ambos os vereadores têm discutido meios de combater o racismo em unidades escolares e estiveram reunidos, no dia 25 de novembro, no Colégio Sartre.

Caso do Colégio Sartre

Já no dia 25 de novembro, aconteceu uma reunião entre vereadores de Salvador e a direção do Colégio Sartre para tratar do caso de racismo que aconteceu envolvendo alunos da instituição de ensino.

O caso da instituição em questão veio à tona após circularem prints com ataques racistas em um grupo do WhatsApp. O assunto está sendo acompanhado por uma comissão na Câmara , pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público.

 

Foto: Pernambués Agora

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026]
Política

Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026

09 de Junho de 2026

Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.

[Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória]
Esportes

Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória

09 de Junho de 2026

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

[Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais]
Justiça

Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais

09 de Junho de 2026

Fotos: Divulgação / Drogasil

[OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária]
Mundo

OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária

09 de Junho de 2026

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento]
Justiça

Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento

09 de Junho de 2026

Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |