Bahia

Suíca e Marta se reúnem com direção do Colégio Portinari para debater e propor ações educativas de combate ao racismo nas escolas

03 de Dezembro de 2021 - Pernambués Agora com informações do Informe Baiano
[Suíca e Marta se reúnem com direção do Colégio Portinari para debater e propor ações educativas de combate ao racismo nas escolas]

O presidente da Comissão de Reparação, vereador Suíca (PT) e a presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, vereadora Marta Rodrigues (PT), realizaram uma reunião com a direção do Colégio Cândido Portinari, na manhã desta sexta-feira (3)

O encontro buscou dialogar sobre medidas educativas e informativas de combate ao racismo. 


A iniciativa dos vereadores é reforçada quando casos de racismo ocorridos e denunciados em novembro,  mês que é celebrado o Dia da Consciência Negra, vieram à tona, em instituições particulares de Salvador. O caso do Portinari é de uma adolescente, estudante bolsista e filha do porteiro. 


A jovem foi alvo de ataques racistas em um grupo de WhatsApp. Nas mensagens, um dos estudantes afirma que vai iniciar uma arrecadação para tirar a garota do subúrbio. “Vamos fazer uma vaquinha pra te tirar da favela. Debaixo da ponte já serve”. A escola chegou a enviar nota à imprensa, considerando a conduta inaceitável e em seguida proibiu que os alunos envolvidos fossem rematriculados.

Para Suíca, a reunião foi bastante propositiva. “Nosso intuito é que as comissões colaborem com o tratamento das questões raciais nas escolas, buscando realizar ações informativas e educativas para conscientizar os estudantes pelo fim do racismo na nossa cidade”, afirmou. 

Para Marta Rodrigues a luta antirracista deve ser um compromisso de todas as instituições e inserida no cotidiano da comunidade escolar. “Estivemos aqui como vereadores, mas também como pessoas comprometidas com a luta antirracista, para ouvir a escola e ver como podemos pensar ações de combate ao racismo e a todo tipo de intolerância e preconceito. Ações como estas devem servir de exemplo para todas as instituições, nosso objetivo é que seja algo cotidiano”, declarou Marta.

Da escola, estiveram presentes a diretora Silvana Araujo e o gestor administrativo Alecir Silva. Ambos os vereadores têm discutido meios de combater o racismo em unidades escolares e estiveram reunidos, no dia 25 de novembro, no Colégio Sartre.

Caso do Colégio Sartre

Já no dia 25 de novembro, aconteceu uma reunião entre vereadores de Salvador e a direção do Colégio Sartre para tratar do caso de racismo que aconteceu envolvendo alunos da instituição de ensino.

O caso da instituição em questão veio à tona após circularem prints com ataques racistas em um grupo do WhatsApp. O assunto está sendo acompanhado por uma comissão na Câmara , pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público.

 

Foto: Pernambués Agora

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação