Bahia

Nova Constituinte completa 36 anos de resistência, avanço e e valorização de sua história

20 de Janeiro de 2022 - Redação Pernambués agora
[Nova Constituinte completa 36 anos de resistência, avanço e e valorização de sua história]

Localizada na região de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a comunidade de Nova Constituinte completa, nesta quinta-feira (20), 36 anos de resistência e avanço de políticas públicas para a população

O território, que também é quilombola, ganhou diversas implementações de infraestrutura e políticas sociais sob a intervenção do ‘Mandato da Gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e do líder comunitário Arnaldo Anselmo (em memória) - que foi referência de luta pelo desenvolvimento da localidade.

Para o vereador, a região tem conseguindo melhorias devido à atuação das suas lideranças e do anseio da população em viver em um local com infraestrutura, segurança e lazer. "A capital baiana é formada por comunidades que vêm de origens tradicionais. Os quilombolas de Nova Contituinte são exemplo disso. Povo de luta que busca melhorias e tem conquistado tanto do estado quanto da prefeitura. Linhas de ônibus, pontos, nomeação de ruas e numeração, pavimentação e acessibilidade, além de cursos de formação e políticas de inclusão são algumas dessas conquistas", aponta Suíca. 

Em 2020, sob a liderança do vereador, foi inaugurado o Centro Comunitário Arnaldo Anselmo, que atualmente é o espaço ocupado por todos da comunidade. É lá onde são desenvolvidos projetos sociais, culturais e de valorização, contribuindo diretamente para a promoção individual e coletiva dos moradores do bairro.

Nesses 36 anos, diversas ações já foram realizadas. Cursos profissionalizantes e preparação para o mercado de trabalho, serviços de saúde e jurídico gratuitos. Cozinha Comunitária, limpeza e roçagem frequentes e implantação de sistema de esgoto. 

Praças e mais linhas de ônibus foram implantadas, além de projetos sociais, que foram importantes para o impacto causado pela pandemia da covid-19, como distribuição de cestas básicas para moradores em situação de vulnerabilidade social. Arte e cultura são amplamente incentivadas para os jovens e adultos de Nova Constituinte, como cursos de percussão, capoeira, feiras culturais e batalhas de rimas realizadas pelos artistas da comunidade.

Para o atual líder comunitário, da Associação Quilombo de Nova Constituinte, Carlos Souza, a comunidade é sinônimo de luta e resistência de construção histórica e de projeto social.

“Esses 36 anos de Nova Constituinte foram de constante luta, porque antigamente não tínhamos água potável e nem energia elétrica. Não tínhamos pavimentação, saúde e educação. De lá para cá, depois da ocupação, as pessoas foram lutando para garantir os direitos básicos. Hoje Nova Constituinte tem uma nova roupa. É um bairro que tem mais qualidade de vida, que é fruto de luta de uma pessoa muito importante como Arnaldo Anselmo, que morreu lutando pela comunidade. Junto a ele temos o vereador Suíca, que nunca abandonou a comunidade. Sempre atendeu as demandas, trazendo mais melhorias, como escolas, transporte público, iluminação e alimentação”, aponta. 

“E, hoje, o Centro Comunitário passou a ser exemplo de instrumento de luta para que pudéssemos fazer as coisas acontecer em Nova Constituinte. Então está sendo importante tudo isso e a quilombo resiste e entendemos que o espaço é para ser ocupado por todos e relembrar a grande história que foi o bairro e que o desenvolvimento só foi possível pela luta dos moradores e líderes com a ajuda do ‘Mandato da Gente’”, completa Carlos.

História

Considerando que Salvador e? a maior cidade de população negra fora do continente africano, vindo logo após Lagos, na Nigéria, sua estrutura espacial esta? informada pela condição racial e quanto essa dimensão contribui para a segregação residencial. 
O Subúrbio Ferroviário teve sua ocupação impulsionada pela implantação da linha férrea, em 1860, constituindo a localização de muitos loteamentos populares, que foram ocupados nas décadas seguintes sem o devido controle urbanístico, com suas áreas livres também invadidas. 

Transformou-se em uma das áreas mais carentes e problemáticas da cidade, concentrando uma população extremamente pobre e sendo marcada pela precariedade habitacional, pelas deficiências de infraestrutura e por altos índices de violência.
Historicamente, Nova Constituinte era uma grande fazenda, e devido a uma dívida do proprietário com o município, pessoas ocuparam e formaram no local um quilombo. A comunidade recebeu esse nome durante a instalação da Assembleia Nacional Constituinte em 1987. 

Segundo o autor Edvaldo Vieira de Souza Junior, do artigo ‘Os lugares da cultura urbana e do catolicismo nas comunidades de Periperi’, Nova Constituinte também recebeu construções de palafitas que impediam a passagem das águas do Rio Paraguari em direção ao mar, exatamente por estarem localizadas de maneira desordenada em suas margens.


No entanto, Nova Constituinte tem sido resistência e passa a contar com avanços em infraestrutura, serviços e políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social, reforçando à comunidade a importância do pertencimento e valorização de sua história. 

 

Foto: Pernambués Agora

Comentários

Outras Notícias

[Aprovado projeto de Suíca que nomeia rua do Pelourinho com o nome de Alaíde do Feijão; líder da oposição votou contra ]
Política

Aprovado projeto de Suíca que nomeia rua do Pelourinho com o nome de Alaíde do Feijão; líder da oposição votou contra

24 de Maio de 2022

Com apenas um voto contrário, o do líder da oposição, o projeto do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) foi aprovado na Câmara de Salvador, nesta terça-feira (24), e a Rua das Laranjeiras, no Pelourinho, passa a se chamar ‘Alaíde do Feijão’

[PEC que permite cobrança de mensalidade em universidades públicas será analisada pela CCJ da Câmara]
Educação

PEC que permite cobrança de mensalidade em universidades públicas será analisada pela CCJ da Câmara

24 de Maio de 2022

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a cobrança de mensalidade em universidades públicas será analisada na pauta desta terça-feira (24) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

[Vacina contra Covid-19 é eficaz em crianças com menos de 5 anos, diz Pfizer]
Saúde

Vacina contra Covid-19 é eficaz em crianças com menos de 5 anos, diz Pfizer

24 de Maio de 2022

A Pfizer e a BioNTech divulgaram, nesta segunda-feira (23), os resultados de um estudo que comprova eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19 para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade

[Moro vira réu em ação movida pelo PT por supostos prejuízos à Petrobras durante Lava Jato]
Justiça

Moro vira réu em ação movida pelo PT por supostos prejuízos à Petrobras durante Lava Jato

24 de Maio de 2022

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) virou réu em uma ação popular movida por deputados do PT, em Brasília

[PT confirma na Justiça participação de Jerônimo em eventos oficiais com Rui; pré-candidato segue para Brumado nesta quarta-feira]
Política

PT confirma na Justiça participação de Jerônimo em eventos oficiais com Rui; pré-candidato segue para Brumado nesta quarta-feira

24 de Maio de 2022

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, nesta terça-feira (24), a participação de Jerônimo Rodrigues, pré-candidato do PT ao Governo da Bahia, em eventos oficiais do Estado com o governador Rui Costa, negando pedido do Republicanos, aliado do União Brasil

[Desistência de João Doria aumenta chances de Lula vencer já no primeiro turno, diz CEO da Quaest]
Política

Desistência de João Doria aumenta chances de Lula vencer já no primeiro turno, diz CEO da Quaest

24 de Maio de 2022

Para o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest, outra possibilidade aberta com a desistência de Doria é a de Lula vencer as eleições já no primeiro turno