Bahia

Nova Constituinte completa 36 anos de resistência, avanço e e valorização de sua história

20 de Janeiro de 2022 - Redação Pernambués agora
[Nova Constituinte completa 36 anos de resistência, avanço e e valorização de sua história]

Localizada na região de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a comunidade de Nova Constituinte completa, nesta quinta-feira (20), 36 anos de resistência e avanço de políticas públicas para a população

O território, que também é quilombola, ganhou diversas implementações de infraestrutura e políticas sociais sob a intervenção do ‘Mandato da Gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e do líder comunitário Arnaldo Anselmo (em memória) - que foi referência de luta pelo desenvolvimento da localidade.

Para o vereador, a região tem conseguindo melhorias devido à atuação das suas lideranças e do anseio da população em viver em um local com infraestrutura, segurança e lazer. "A capital baiana é formada por comunidades que vêm de origens tradicionais. Os quilombolas de Nova Contituinte são exemplo disso. Povo de luta que busca melhorias e tem conquistado tanto do estado quanto da prefeitura. Linhas de ônibus, pontos, nomeação de ruas e numeração, pavimentação e acessibilidade, além de cursos de formação e políticas de inclusão são algumas dessas conquistas", aponta Suíca. 

Em 2020, sob a liderança do vereador, foi inaugurado o Centro Comunitário Arnaldo Anselmo, que atualmente é o espaço ocupado por todos da comunidade. É lá onde são desenvolvidos projetos sociais, culturais e de valorização, contribuindo diretamente para a promoção individual e coletiva dos moradores do bairro.

Nesses 36 anos, diversas ações já foram realizadas. Cursos profissionalizantes e preparação para o mercado de trabalho, serviços de saúde e jurídico gratuitos. Cozinha Comunitária, limpeza e roçagem frequentes e implantação de sistema de esgoto. 

Praças e mais linhas de ônibus foram implantadas, além de projetos sociais, que foram importantes para o impacto causado pela pandemia da covid-19, como distribuição de cestas básicas para moradores em situação de vulnerabilidade social. Arte e cultura são amplamente incentivadas para os jovens e adultos de Nova Constituinte, como cursos de percussão, capoeira, feiras culturais e batalhas de rimas realizadas pelos artistas da comunidade.

Para o atual líder comunitário, da Associação Quilombo de Nova Constituinte, Carlos Souza, a comunidade é sinônimo de luta e resistência de construção histórica e de projeto social.

“Esses 36 anos de Nova Constituinte foram de constante luta, porque antigamente não tínhamos água potável e nem energia elétrica. Não tínhamos pavimentação, saúde e educação. De lá para cá, depois da ocupação, as pessoas foram lutando para garantir os direitos básicos. Hoje Nova Constituinte tem uma nova roupa. É um bairro que tem mais qualidade de vida, que é fruto de luta de uma pessoa muito importante como Arnaldo Anselmo, que morreu lutando pela comunidade. Junto a ele temos o vereador Suíca, que nunca abandonou a comunidade. Sempre atendeu as demandas, trazendo mais melhorias, como escolas, transporte público, iluminação e alimentação”, aponta. 

“E, hoje, o Centro Comunitário passou a ser exemplo de instrumento de luta para que pudéssemos fazer as coisas acontecer em Nova Constituinte. Então está sendo importante tudo isso e a quilombo resiste e entendemos que o espaço é para ser ocupado por todos e relembrar a grande história que foi o bairro e que o desenvolvimento só foi possível pela luta dos moradores e líderes com a ajuda do ‘Mandato da Gente’”, completa Carlos.

História

Considerando que Salvador e? a maior cidade de população negra fora do continente africano, vindo logo após Lagos, na Nigéria, sua estrutura espacial esta? informada pela condição racial e quanto essa dimensão contribui para a segregação residencial. 
O Subúrbio Ferroviário teve sua ocupação impulsionada pela implantação da linha férrea, em 1860, constituindo a localização de muitos loteamentos populares, que foram ocupados nas décadas seguintes sem o devido controle urbanístico, com suas áreas livres também invadidas. 

Transformou-se em uma das áreas mais carentes e problemáticas da cidade, concentrando uma população extremamente pobre e sendo marcada pela precariedade habitacional, pelas deficiências de infraestrutura e por altos índices de violência.
Historicamente, Nova Constituinte era uma grande fazenda, e devido a uma dívida do proprietário com o município, pessoas ocuparam e formaram no local um quilombo. A comunidade recebeu esse nome durante a instalação da Assembleia Nacional Constituinte em 1987. 

Segundo o autor Edvaldo Vieira de Souza Junior, do artigo ‘Os lugares da cultura urbana e do catolicismo nas comunidades de Periperi’, Nova Constituinte também recebeu construções de palafitas que impediam a passagem das águas do Rio Paraguari em direção ao mar, exatamente por estarem localizadas de maneira desordenada em suas margens.


No entanto, Nova Constituinte tem sido resistência e passa a contar com avanços em infraestrutura, serviços e políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social, reforçando à comunidade a importância do pertencimento e valorização de sua história. 

 

Foto: Pernambués Agora

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados