Bahia

Chiara Banchini se apresenta com o Neojiba no Domingo no Parque

17 de Fevereiro de 2022 - Ascom/Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia
[Chiara Banchini se apresenta com o Neojiba no Domingo no Parque]

A renomada violinista e maestrina suíça Chiara Banchini, especialista em música barroca, irá liderar a Orquestra de Câmara do Neojiba em mais uma edição da série “Domingo no Parque”

A apresentação é gratuita e ocorre neste domingo (20), às 11h, no Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa do Governo do Estado.

Os ingressos podem ser retirados no Sympla (https://www.sympla.com.br) ou diretamente no local, no dia do evento. A apresentação seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Salvador, como a ocupação de 50% da capacidade do local e a apresentação do comprovante de vacinação pelo público presente.

A orquestra irá apresentar peças de grandes compositores do período pré-clássico e clássico, com direção artística de Chiara Banchini. No repertório, estão “Divertimento”, de Mozart, “Adagio e Fuga”, de Richter, “Quarteto Concertante”, de Stamitz, e a “Sinfonia n.5 para cordas”, de C.P.E Bach.

Esta é a quinta vez que Chiara vem a Salvador para ouvir e orientar os integrantes do Neojiba e se apresentar na cidade. “Gosto muito do programa e de fazer parte do Neojiba. Tem muitos integrantes que já conheço, que já conseguiram compreender bem como se articula a música barroca. Para o recital de domingo, preparamos músicas pré-clássicas. Entre as peças que vamos tocar, tem uma de Richter, que escreveu muito, era muito conhecido na sua época, mas que hoje é pouco executada. O ‘Adagio e Fuga’ que vamos fazer é muito, muito bom, mas também muito difícil… Talvez por isso não seja tão tocado”.

Uma das integrantes da Orquestra de Câmara será a violinista Priscila Rodrigues, que foi, em 2020, estudar na Suíça com o apoio do projeto Excelências Neojiba. O projeto, que viabiliza residência artística para que jovens músicos aprimorem seus conhecimentos no exterior, contou com patrocínio da Caixa e do Governo Federal. “Tem sido uma experiência incrível. Estou descobrindo outras maneiras completamente diferentes de tocar e pensar a música. Espero me divertir muito nesse concerto de domingo e espero que a nossa emoção possa atingir o público”.

Em 2022, o Neojiba está celebrando 15 anos de existência. Ao longo de sua história, o programa mudou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos e tornou-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo, com a promoção de sete turnês internacionais. Para comemorar a data, uma série de eventos será promovida durante o ano, especialmente em outubro, mês do aniversário do programa.
 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados