Cultura

Pernambués Curioso: conheça a história do bairro Cabula

18 de Fevereiro de 2022 - Ibahia e do JVF Empreendimentos
[Pernambués Curioso: conheça a história do bairro Cabula]

Ainda no século XVIII, a região onde hoje está situado o bairro do Cabula, em Salvador foi povoada por negros, principalmente de origem do Congo e da Angola, formando assim as primeiras comunidades da região

Esses povos tocavam e dançavam um ritmo quicongo, chamado de kabula. Foi justamente esse ritmo que acabou dando nome ao bairro.

Naquela época, existiam muitos terreiros e também sacerdotes, onde uma das histórias mais marcantes é a da Sacerdotisa Nicácia, muito prestigiada e conhecida na região. Ela foi presa pelo governador João de Saldanha da Gama de Melo Torres Guedes Brito, pelo exercício das funções sacerdotais, sendo exposta pelas autoridades ao escárnio público, fato datado de 1790. 

Algumas décadas depois, os nagôs também começaram a habitar a região. Em décadas mais recentes, em 1910, foi fundado o terreiro mais antigo da região, o Ilê Axé Apô Afonjá, que está localizado em São Gonçalo do Retiro, com a fundação por Mãe Aninha (Eugênia Ana dos Santos), a Oba Biyi.

O Cabula VI era um grande produtor de laranja-da-baía, muito conhecida porque não tinha sementes e sua reprodução era realizada através de mudas e enxerto, no século XIX. 

Já em 1873, o fruto foi parar na Califórnia, levada por técnicos locais, fazendo assim com que ela ficasse conhecida como Washington Navel. Em 1910, a prefeitura realizou a venda de terrenos na região, onde uma parte da população arrendou e hoje essas terras dão abrigo à Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e também a Estrada das Barreiras. 

A partir de 1940, houve uma queda na plantação de laranja-da-baía devido às pragas, o que colaborou bastante para que diversas chácaras fossem vendidas. Hoje o bairro possui uma função mista: residencial e comercial.

O Cabula faz parte da Região Administrativa XI, também chamado de Cabula, de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador. Os bairros que fazem parte dessa região administrativa são Cabula, Resgate, Pernambués, Saramandaia, Narandiba, Doron, Saboeiro e São Gonçalo.
 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias