Bahia

CEU de Valéria inscreve mulheres em curso de defesa pessoal

01 de Abril de 2022 - Ascom/PMS - Prefeitura Municipal de Salvador
[CEU de Valéria inscreve mulheres em curso de defesa pessoal]

O curso tem a duração de oito dias, com aulas às terças e quintas do mês de abril, às 17h, na sede do CEU.

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), abriu inscrição para a segunda edição do curso de defesa pessoal “Cuidando das Rosas”. Direcionado para mulheres, a capacitação ensina técnicas de proteção às vítimas de violência, assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de abril, através do link disponível nos perfis do Instagram @ceudasartessalvador, @cuidandodasrosas e @deliolima1. Estão sendo oferecidas 50 vagas, para mulheres a partir de 18 anos. O curso tem a duração de oito dias, com aulas às terças e quintas do mês de abril, às 17h, na sede do CEU. 

A ideia de oferecer a capacitação surgiu após uma colaboradora do centro sofrer agressões do ex-marido. A vítima foi orientada sobre os procedimentos legais, mas a coordenação do equipamento compreendeu que poderia ser feito mais. “Como professor de artes marciais, entendi que poderíamos não apenas orientar a vítima, mas cuidar efetivamente dela. Daí nasceu o Cuidando das Rosas”, explicou o coordenador e professor de jiu-jitsu e defesa pessoal, Délio Lima. 

Alta procura – De acordo com Lima, a procura pelo curso surpreendeu, atraindo várias mulheres vítimas de violência doméstica, interessadas em aprender técnicas de autodefesa. O projeto reúne também empoderamento feminino, prevenção, acompanhamento psicossocial e desenvolvimento da autoconfiança. Além das técnicas de defesa pessoal, o curso trabalha questões relacionadas à autoestima feminina, inteligência emocional e diversos temas transversais.  

Na primeira edição do curso, realizada ano passado, 30 mulheres foram formadas. “Os relatos foram muito positivos, sobre autoafirmação e autonomia”, lembra o professor. Durante o treinamento, as mulheres são capacitadas a se defender, através de movimentos simples, que imobilizam os agressores e podem salvar suas vidas. Com o aprendizado das técnicas, elas se sentem mais confiantes.  

 O coordenador do CEU destacou ainda que, até chegar no estágio da agressão física, a mulher já sofreu, pelo menos, outros cinco tipos de agressão. “Atuamos também no sentido de evitar que chegue a esse ponto. Entretanto, no momento da violência, na maioria das vezes, ela não tem um agente da justiça ao lado dela, por isso há a necessidade de saber o que fazer”, afirmou Lima. Ele complementou que o aumento do índice de feminicídio na pandemia é uma alerta sobre a importância do conhecimento de formas de defesa pessoal. 

Comentários

Outras Notícias

[Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico]
Brasil

Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico

17 de Julho de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal]
Fofoca

Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal

17 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula]
Política

Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula

17 de Julho de 2025

Foto: Governo do Espírito Santo

[Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI]
Economia

Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI

17 de Julho de 2025

Foto Ilustrativa: Divulgação / SEI

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

[Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha]
Bahia

Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha

15 de Julho de 2025

Fotos: Divulgação | Reprodução / Instagram