Bahia

Saiba como solicitar a credencial para vagas especiais de estacionamento

05 de Abril de 2022 - Ascom Transalvador
[Saiba como solicitar a credencial para vagas especiais de estacionamento]

A solicitação pode ser realizada através do site da Transalvador, no endereço www.transalvador.salvador.ba.gov.br . Em 2021, o órgão emitiu, no total, 5.479 credenciais.

Idosos com idade mínima de 60 anos, pessoas com deficiência (PCDs), gestantes e lactantes têm direito de solicitar à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) a credencial, que permite o estacionamento de veículos automotores em vagas especiais. A solicitação pode ser realizada através do site da Transalvador, no endereço www.transalvador.salvador.ba.gov.br . Em 2021, o órgão emitiu, no total, 5.479 credenciais.    

A solicitação da credencial é feita de forma totalmente on-line. Primeiro é necessário preencher o Formulário de Solicitação de Credencial disponível no site da Transalvador. Além disso, é exigido documento oficial de identificação com fotografia e comprovante de residência, com data de emissão não superior a três meses. Os documentos podem ser enviados pelo próprio site. 

As pessoas com deficiência devem apresentar, ainda, atestado contendo a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID). Para as gestantes, o atestado médico deve conter a idade gestacional da requerente. Nos dois casos, o documento deve conter o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município. 

Caso haja uso irregular das credenciais, a exemplo de empréstimo a terceiros, documento rasurado ou falsificado ou em desacordo com as disposições contidas nas Resoluções 303 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a infração é considerada gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$293,47, além de remoção do veículo, de acordo com o Artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

 A segunda via da credencial especial de idoso, pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida e gestante ou lactante poderá ser feita na sede da Transalvador, no Vale dos Barris. Na ocasião, é obr

Comentários

Outras Notícias

[Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador]
Cultura

Projeto propõe reconhecer o hip-hop como patrimônio cultural imaterial de Salvador

13 de Agosto de 2026

Foto: Arquivo/Batalha da Torre

[Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência]
Fofoca

Após vazamento de dados pessoais, Mara Maravilha registra boletim de ocorrência

13 de Agosto de 2026

Foto: Instagram/TV Globo

[Ana Carolina leva turnê comemorativa “25 Anas” à Praia do Forte em setembro]
Bahia

Ana Carolina leva turnê comemorativa “25 Anas” à Praia do Forte em setembro

13 de Agosto de 2026

Foto: Rafael Strabelli

[Anvisa autoriza farmácias regularizadas a vender medicamentos pela Shopee]
Saúde

Anvisa autoriza farmácias regularizadas a vender medicamentos pela Shopee

13 de Agosto de 2026

Foto: Agência Brasil

[Hospital do Recôncavo registra três nascimentos empelicados em um único dia]
Saúde

Hospital do Recôncavo registra três nascimentos empelicados em um único dia

12 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

[SUS passa a oferecer teste para detecção precoce do câncer colorretal]
Saúde

SUS passa a oferecer teste para detecção precoce do câncer colorretal

12 de Agosto de 2026

Foto: Agência Brasil