Bahia

Idosa de 121 anos de Bom Jesus da Lapa pode ser a pessoa mais velha do mundo

06 de Maio de 2022 - Jornal da Chapada
[Idosa de 121 anos de Bom Jesus da Lapa pode ser a pessoa mais velha do mundo]

A idosa baiana, Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, pode ser a pessoa mais velha do mundo.

Ela passou mal na última semana, mas já está em casa, após atendimento médico. O susto fez com que ela fosse ‘descoberta’ pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Ela come de tudo, o que você der, ela come. O problema é que um dia ela come bem, aí no outro já come muito pouco, mas ela come muita fruta. Ela gosta muito de melancia, mas também come feijoada e mocotó “, diz Célia Cristina Gomes dos Reis, de 63 anos, neta da idosa.

“A médica disse que a saúde dela está ótima. Ela não tem doença crônica nenhuma, nem diabetes, nem colesterol alto, pressão alta, nada”, completa Célia ao G1 Bahia.

A idosa vive com a neta, já que todos os filhos já morreram. Ela nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado ‘Bela Vista’, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje.

Mesmo após o centenário, ela seguia ativa, com atividades domésticas. Mas há cerca de oito anos, ela fraturou a bacia e passou a viver acamada. A idosa tem 13 bisnetos, seis tataranetos e a família tem a expectativa de que Maria Gomes veja a 5ª geração nascer.

A pessoa mais velha do mundo, reconhecida pelo “Guinness Book”, o Livro dos Recordes, era a japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, que morreu no dia 19 de abril deste ano.

Agora, o título passou a ser da freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascida em 11 de fevereiro de 1904. Embora nenhum órgão oficial atribua o título, a irmã Andrés se tornou a pessoa mais velha e “de longe”, já que é seguida por uma polonesa de 115 anos, disse Laurent Toussaint à Agência France-Presse (AFP).

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa diz ter procurado Guinness para iniciar um processo de reconhecimento da baiana e aguarda contato. 

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados