"Poder municipal não tem atendido nossas reivindicações”, revela Suíca durante sessão ao Dia do Gari
18 de Maio de 2022 - Redação Pernambués agora
A íntegra da sessão, que teve a presença do Olodum, pode ser conferida nesses canais oficiais da Casa.
Em comemoração ao Dia do Gari e da Margarida, a sessão especial realizada na Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (16), ficou lotada com a presença da categoria, de seus representantes e de figuras públicas. A atividade foi conduzida pelo presidente da Comissão de Reparação, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), no plenário Cosme de Farias, com transmissão ao vivo pela TV Câmara – canal aberto 12.3, portal www.cms.ba.gov.br e Facebook/@tveradiocam. A íntegra da sessão, que teve a presença do Olodum, pode ser conferida nesses canais oficiais da Casa.
Formaram a mesa de trabalhos, ao lado de Suíca, o deputado federal Jorge Solla (PT), a procuradora e advogada Cleia Costa, a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello e o presidente da Limpurb, Omar Gordilho. A mesa foi composta também pelo representante do sindicato na região sul do Estado, José Carlos, a advogada do Sindilimp Carolina, e os representantes da categoria de limpeza urbana, Alexsander Bispo e Eliete Lemos. Durante a sessão, teve a apresentação da banda Olodum junto com cantor Lazinho.
Sobre o reconhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana, Suíca ressalta que a população e o poder municipal ainda não os reconhecem. "A população ainda não tem esse respeito pela categoria. O poder municipal, principalmente, não tem atendido nossas reivindicações. Tenha certeza de uma coisa, esses trabalhadores têm muita responsabilidade com a população. Eles não falam em paralisação, não falam em fazer corpo mole, não ameaçam a população, porque eles entendem que a população precisa da força de trabalho e da consciência que eles têm de manter a cidade limpa”, disse Suíca, em entrevista à TV Câmara.
Cleia Costa destacou o papel do trabalhador de limpeza urbana e sua relação direta com a área de saúde, limpeza e saneamento. "A categoria faz a interseção com a área de saúde, limpeza e saneamento e apesar de todos reconhecerem que lá estivemos no 'front' da Covid nos hospitais, nos espaços públicos, nos cemitérios, esse reconhecimento ainda não se tornou realidade com dignidade e reconhecimento dessa carreira. Ela precisa de formação específica, de requisitos de acesso. Ela não é uma carreira de passagem. Precisamos transformar isso em reconhecimento remuneratório e de condições de trabalho”, pontuou a procuradora.
Na mesma linha, o deputado federal Jorge Solla, uns dos autores da emenda do projeto de lei (nº 1011/20) que estabeleceu prioridade no processo de imunização para o grupo de profissionais da limpeza urbana, afirmou que "os profissionais fazem parte de uma categoria essencial para a vida e a saúde da população” e que ainda é uma profissão pouco lembrada e valorizada. “São fundamentais e atuam na linha de frente, na garantia de nossa saúde e da ordem pública”, completou o parlamentar.
Comentários
Outras Notícias
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237712/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237711/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques [Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237710/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / Acorda Cidade
![Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde [Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237709/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde
17 de Abril de 2025Foto: Reprodução / CONASS
![Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão [Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237708/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão
14 de Abril de 2025Foto: Divulgação
![Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações [Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237707/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações
14 de Abril de 2025Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023