Bahia

Conselho do Carnaval defende modificação do circuito em prol de maior valorização da festa

09 de Junho de 2022 - Redação Pernambués agora
[Conselho do Carnaval defende modificação do circuito em prol de maior valorização da festa]

A discussão em torno da possibilidade da mudança do circuito Barra-Ondina para a região da Boca do Rio está na cabeça de foliões e dos atores envolvidos na festa momesca.

Diante deste cenário, o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) aponta que essa é uma discussão antiga, que se dá em função do esgotamento do espaço no Barra-Ondina.  

De acordo com o presidente do Comcar e diretor da Central do Carnaval, Joaquim Nery, essa é uma discussão que existe há mais de 10 anos. "Quando o circuito começou, na década de 90, Salvador tinha dois milhões de habitantes, hoje tem mais de três, então a população natural de Salvador cresceu quase 50%, além dos visitantes que vêm para o Carnaval, aumentaram e muito, mas o espaço disponível para eles, não aumentou nessa proporção", explicou.

Segundo ele, a partir dessa observação, é que surgiu a proposta, para encontrar um novo espaço para o Carnaval, em prol da realização de uma festa mais confortável para todos os envolvidos.  

"De todas as vezes que discutimos essa possibilidade, a orla de Salvador sempre foi uma área unânime, como sendo um local que já tem uma vocação natural para grandes eventos. Então, a possibilidade existe sim, o que queremos agora, é abrir uma grande discussão com todos aqueles envolvidos na festa, sobretudo, o folião, aqueles que fazem a festa, os artistas, os blocos", afirmou Nery.

Da mesma forma, o vice-presidente do Comcar e presidente da Associação de Blocos e Trios, Washington Paganelli, aponta que o circuito Barra-Ondina não tem mais espaço para suportar o público que busca a festa momesca.

"Então temos que pensar no Carnaval crescer. O entretenimento é a maior indústria da Bahia. Temos que pensar nisso, na geração de emprego e renda", apontou Pavanelli, que também é presidente do Bloco As Muquiranas.

Mudanças

Washington aponta também, que a mudança proposta para o Carnaval, não seria a primeira já realizada para a festa momesca. "O Carnaval de Salvador já passou por várias mudanças. Antigamente o Carnaval era na Rua Chile, Praça Castro Alves, depois foi até a Casa de Talha, Campo Grande, e as pessoas sempre dizendo que não iam. Depois foi criado o Ondina-Barra, bem no início, muita gente dizia que não ia, mas havia a necessidade de criar novos circuitos, já que aquelas já estavam sobrecarregados".

O vice-presidente do Comcar revelou ainda, que o Carnaval vinha prejudicando mais de 90% dos moradores da Barra, além de comerciantes. "São pessoas que vinham sendo prejudicados com o Carnaval por mais de 60 dias, e eles vinham reclamando. Além disso, a Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, os próprios blocos e até camarotes, porque turistas tinham dificuldades em chegar até o camarote, vinham reclamando", afirmou.

Possibilidades

Atualmente, surgem duas hipóteses para a realização do Carnaval na Boca do Rio: uma delas seria com o circuito iniciando no Parque dos Ventos e indo até a região da Avenida Pinto de Aguiar. Enquanto outra hipótese seria o circuito iniciando na região das quadras de tênis da Boca do Rio até as três pontes.

"Você impactaria muito menos gente. Em uma cidade que, apenas 10% brinca o carnaval. Você não iria impactar no trânsito, em nada", defende Pavanelli.

Washington revelou, ainda, que outros projetos chegaram a ser pensados para a festa. "Fizemos projetos na Paralela, no CAB, na Av. Centenário, na Garibaldi, no Comércio, e agora vimos a possibilidade de fazer ali naquela área do Corsário. Levamos para o prefeito, e ele disse para vermos a viabilidade, ver o que as pessoas envolvidas acham".

Segundo ele, atualmente o projeto está sendo discutido com os atores envolvidos na festa momesca. "Levamos a ideia para o prefeito, ele gostou. Estamos amadurecendo a ideia e, se Deus quiser, estamos fazendo mais uma mudança no Carnaval, e tenho certeza que não será a última", disse.

Barra-Ondina

Com a possível alteração, Washington explica que o circuito da Barra permaneceria com as festas que antecedem a folia como o Fuzuê e o Furdunço, além das apresentações tradicionais das fanfarras. 

"Além disso, tem o carnaval infantil da Barra, que é acaba com as crianças desfilando por volta de meio dia, então é algo que poderia ser reorganizado e esse horário estendido", revelou.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados