Padroeiro dos pescadores e das pessoas viúvas, São Pedro será homenageado com programações festivas em Salvador
27 de Junho de 2022 - PMS - Prefeitura Municipal de Salvador
Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, a Paróquia São Pedro (Praça da Piedade, 11, Centro, Salvador) realiza, de 26 a 28 de junho, o tríduo em preparação à festa do primeiro Papa da Igreja Católica
As celebrações acontecem sempre às 11h, e a cada dia os fiéis refletem sobre um subtema: “Comunhão” (dia 26), “Participação” (dia 27) e “Missão” (dia 28).
No dia 29 de junho – Solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, colunas do cristianismo – a programação terá início com a alvorada às 6h30, seguida de Missas pelo Papa, às 7h; pelos comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes, às 8h; pelos viúvos e pelas viúvas, às 9h; pelos idosos e pelos doentes, às 10h; pelos aniversariantes do dia e por pessoas com o nome Pedro, às 12h; e pelas pastorais, ministérios e movimentos, às 14h30. Das 13h às 14h os fiéis participam da adoração ao Santíssimo Sacramento, e às 15h30 haverá procissão pelo centro da cidade. Os festejos serão encerrados com a celebração da Santa Missa campal, às 16h30, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão.
Na Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus, Pelourinho, Salvador), a Irmandade São Pedro dos Clérigos também celebrará a Festa do Padroeiro no dia 29 de junho. A Santa Missa Solene terá início às 12h, e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho.
A Celebração
A Solenidade de São Pedro e São Paulo é uma das celebrações mais importantes e antigas do calendário litúrgico, introduzida na liturgia no século II para lembrar o martírio dos dois santos. Foi colocada pela Igreja em 29 de junho para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os mitos considerados fundadores da cidade de Roma. São Pedro e São Paulo foram os fundadores da Roma cristã. Pedro morreu provavelmente no ano de 64, crucificado de cabeça para baixo. Paulo morreu decapitado no ano de 67.
Na Arquidiocese de Salvador, apenas uma paróquia é dedicada a São Pedro, mas a Igreja São Pedro dos Clérigos e muitas outras comunidades paroquiais têm este santo como padroeiro. São Pedro é, ainda, padroeiro dos pescadores, porque era pescador; dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus; dos comerciantes e comerciários, porque a paróquia está localizada no centro da cidade, em área tradicionalmente comercial.
SERVIÇO:
O QUÊ: Festa de São Pedro
QUEM: Devotos de São Pedro
QUANDO: Tríduo: de 26 a 28 de junho; Festa: 29 de junho
ONDE: Paróquia São Pedro (Piedade, em Salvador)
Comentários
Outras Notícias
Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade
09 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / EBC
Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime”
09 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor
09 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho
09 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Emanuel
SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador
07 de Janeiro de 2026O acidente ocorreu enquanto o trabalhador exercia suas atividades em um canteiro de obras na via.
Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista
07 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023