Bahia

Pesquisa aponta insatisfação com atendimento para crianças em postos de saúde da Bahia

26 de Dezembro de 2022 - Jornal Correio
[Pesquisa aponta insatisfação com atendimento para crianças em postos de saúde da Bahia]

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a pais e mães de crianças menores de 13 anos, que tiveram pelo menos um atendimento na Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde Familiar, entre os anos de 2021 e 2022 revelou a insatisfação no atendimento.

 A resposta para essa avaliação e mais outras informações relacionadas ao atendimento da população infantil no Sistema Único de Saúde (SUS) fazem parte do módulo sobre Atenção Primária à Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). 

A pesquisa foi realizada no 2º trimestre de 2022, em parceria com o Ministério da Saúde (MS).  O IBGE divulgou, na última quarta-feira (21), as impressões dos responsáveis pelas crianças relacionadas ao atendimento tanto nos postos e centros de saúde e unidade de saúde da família, seja para uma consulta, atendimento de emergência, aplicação de vacinas, exames ou até nebulização. No questionário, os entrevistados atribuíram uma nota de 0 a 10, onde 0 é ‘não recomendaria de forma alguma’ e 10 ‘com certeza recomendaria’, para a pergunta “O quanto você recomendaria este serviço de saúde para um amigo ou familiar”?

As notas atribuídas foram transformadas em um indicador conhecido como Net Promoter Score (NPS), amplamente utilizado pelo setor de saúde no Brasil, privado e SUS. O módulo de Atenção Primária à Saúde da PNAD Contínua é uma versão do Primary Care Assessment Tool (PCATool), instrumento internacional de pesquisa, utilizado por diversos países e validado pelo MS no Brasil. 

Entre os baianos, a avaliação não foi tão satisfatória assim. Segundo o levantamento, 1 em cada 5 responsáveis ficou insatisfeito com o serviço (21,3%). Responsáveis por 517 mil crianças menores de 13 anos deram uma nota de 0 a 6 ao atendimento no estado. O percentual de ‘reprovação’ na Bahia ficou acima do verificado no país como um todo (19,4%) e foi o 8º mais elevado entre as 27 unidades da Federação. 

Ainda sobre os dados estaduais, 45,9% dos responsáveis avaliaram os serviços de atenção primária à saúde com notas 9 e 10, ou seja, aprovaram e os recomendariam. Entretanto, a proporção ficou abaixo da nacional (47,6%) e foi apenas a 18ª do país. 

“Não é que existe uma avaliação majoritariamente negativa, mas estamos abaixo da média da maior parte dos estados na avaliação positiva e acima na avaliação negativa. A visão dos responsáveis pelas crianças aqui no estado é mais negativa do que o resto do país, de uma forma geral”, complementa Mariana. 

Avaliação


 A maneira como a pessoa responsável ou a criança foram acolhidas (acolhimento) foi apontada por 38,7% dos entrevistados como fator mais citado para a nota ao atendimento. Já 31,9%  citaram a atuação dos profissionais na resolução do problema (equipe) e 20,2%, a rapidez ou a demora do atendimento (tempo de atendimento). No Brasil, diferentemente da Bahia, a equipe foi o fator mais citado (35,7% dos responsáveis), o acolhimento ficou em segundo (citado por 32,4%), e o tempo de atendimento foi citado por 23,2% dos responsáveis. 

Dois milhões de crianças  até 13 anos na Bahia passaram por algum atendimento médico entre os segundos trimestres de 2021 e 2022, mais da metade delas (50,6%) em  Unidade Básica de Saúde (posto ou centro de saúde) ou Unidade de Saúde da Família. Ainda conforme os resultados apontados pelo módulo, no Brasil, 28,4 milhões de crianças receberam algum atendimento médico no período. 

Procurada, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que os postos de saúde são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  A reportagem buscou também um posicionamento junto ao Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA), Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) e a União dos Municípios da Bahia (UPB), mas não obteve retorno.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados