Bahia

Bahia registra mais de 10 mil raios apenas no mês de maio; veja como se proteger

12 de Junho de 2023 - G1
[Bahia registra mais de 10 mil raios apenas no mês de maio; veja como se proteger]

A Bahia foi atingida por 10 mil descargas atmosféricas no mês de maio. Os dados, divulgados na última terça-feira (6), foram divulgados pelo Climatempo e constam na base da Neoenergia Coelba.

FOTO: Reprodução

Segundo Vinícius Dutra, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Coelba, o sistema elétrico conta com para-raios em sua extensão, mas o aumento na incidência das descargas atmosféricas, que normalmente acontecem sequenciadas, podem causar danos significativos às estruturas e provocar interrupções no fornecimento de energia.

Em 2020, cerca de 10 mil raios atingiram a Bahia. No ano de 2021, no mesmo período, foram menos de mil descargas atmosféricas. Já em 2022, o número de raios voltou a subir e mais de 35 mil.

Além dos raios, a adversidade climática, com rajadas de ventos de maior intensidade e fortes chuvas, aumentam a incidência de objetos e vegetações de grande porte sobre a rede elétrica, além de obstruir e alagar vias de acessos a bairros e municípios.

Orientações de segurança
• Ao ar livre, sempre mantenha distância segura da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;
• Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
• Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
• Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
• Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Coelba;
• Não pratique atividades de agropecuária ao ar livre durante tempestades, pois esta é a circunstância mais vulnerável durante uma tempestade com raios;
• Afaste-se de carros e tratores e não ande de moto, bicicletas nem fique ao lado de transportes em geral;
• Evite ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores ou perto de cercas;
• Evite tocar em objetos que conduzem eletricidades, tais como celular conectado ao carregador, telefone com fio e objetos metálicos grandes;
• Não se abrigue em locais abertos como sacadas, varandas, toldos, deques etc.
• Opção segura de abrigo, caso esteja na rua: busque um veículo fechado e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar. 

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados