Bahia

Salvador promove Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte

19 de Setembro de 2023 - Redação Pernambués agora
[Salvador promove Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte]

O encontro reúne gestores institucionais e governamentais, profissionais das equipes técnicas, representantes das instituições executoras do programa, e demais atores das redes de proteção. / Foto: Ilustrativa

Salvador sedia o 23º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM, entre nesta terça-feira e sexta-feira (19 a 22/09)

A solenidade de abertura, na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, no CAB, será às 9h, com participação do secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, e do secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do, Cláudio Vieira, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Até sexta-feira (22/9), haverá debates sobre os desafios da execução do PPCAAM e a busca de novas estratégias e paradigmas que possam contribuir para o aperfeiçoamento da política nacional. O encontro reúne gestores institucionais e governamentais, profissionais das equipes técnicas, representantes das instituições executoras do programa, e demais atores das redes de proteção.

Promovido pelo MDHC, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia – SJDH, o Encontro Nacional celebra os 20 anos de implementação do PPCAAM, um programa que tem como objetivo dar visibilidade à violência letal que vitima crianças, adolescentes e jovens em todo o país, destacando a necessidade de cooperação e implementação de ações protetivas conjuntas que envolvam todo o Sistema de Garantia de Direitos.

A programação inclui mesas de debate. A primeira delas, às 11h, acerca do “Racismo e Letalidade Intencional de Crianças e Adolescentes no Brasil”, tendo como debatedora a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Lívia Vaz, com mediação do coordenador geral do PPCAAM-BA, Alfredo Dorea. No mesmo dia, às 14h, haverá uma rodada alusiva aos 20 anos do PPCAAM, tendo como debatedores o secretário Nacional, Cláudio Vieira, o secretário Felipe Freitas e a coordenadora Geral do PPCAAM, Denise Avelino. Às 15h, o diálogo será uma “Apresentação da Resolução 498 do Conselho Nacional de Justiça, sob o comando da juíza de Direito, Cláudia Catafesta, e da coordenadora-geral do PPCAAM-RJ, Vera Cristina de Souza .

Na sequência, às 16h, a mesa “Uma experiência de sucesso na prevenção da violência letal no estado do Ceará”, com participação do advogado e servidor público federal, Renato Roseno; do coordenador-geral do PPCAAM-CE, Nei Robson Façanha; da educadora popular e articuladora comunitária do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Sarah Meneses; e do sociólogo Thiago de Holanda Altamirano. Por fim, às 17h, será a vez do ex-protegido do PPCAAM trazer o relato de sua trajetória.

SERVIÇO:

O QUE – 23º Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM

ONDE – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – 5ª Av. do CAB, nº 560, Salvador, Bahia

QUANDO – 19 a 22/09/2023 – ABERTURA – 19/09, às 9h

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados