Bahia

Na última sexta (16) aconteceu, no CSU de Pernambués, o lançamento da 12° Parada LGBT de bairro.

16 de Agosto de 2024 - Redação Pernambués agora
[Na última sexta (16) aconteceu, no CSU de Pernambués, o lançamento da 12° Parada LGBT de bairro.]

O evento oficial será realizado no dia 25 de agosto, que além de ser dia da Parada é o dia da visibilidade lésbica e terá como madrinha Nathy Colcci, influencer e ativista LGBT de Pernambués.

O evento de lançamento da 12ª Parada foi um encontro festivo que reuniu diversas liderança LGBT de Salvador, e contou um pouco sobre a trajetória e a importância desse evento para a comunidade, já que esse é um processo de resistência.

Tuka Peres é a presidente do Grupo Linha de Frente, e a organizadora desse evento, também faz parte do Fórum TT- Travesti e Transsexuais da Bahia e é a primeira assessora trans da Câmara, assumiu a pasta da pauta LGBT e passou a organizar plenárias e promover discussões voltadas para criação de políticas públicas para o grupo LGBT.

O lançamento da 12ª Parada fortalece a bandeira é um evento de resistência e esse lançamento e contou como diversos  convidados da comunidade e algumas lideranças como coordenador da Aspo LGBT Yoohan Delafer, coordenador estadual, e Tarcísio Borges, que são o presidente e o vice presidente.

Para Passos um dos diretores e representante do SindilimpBA acredita na importante desse evento "para que a nossa comunidade possa ser vista de uma forma mais respeitosa e que temos direitos e deveres como toda a sociedade. Precisamos mostrar para a sociedade o nosso melhor, nossa alegria, nosso caráter e nossa respeito. O SindilimpBA é um síndicato que luta além das questões salariais é um sindicato cidadão, quando assumi minha homossexualidade eles me apoiaram".

Yoohan Delafer Presidente da Associação das Paradas do Orgulho LGBT de Salvador, disse que "eventos como esse são de extrema importância, primeiro para refletir sobre a importância das paradas das comunidades, já que temos uma parada de Salvador que acaba sendo turística e a parada da comunidade é uma parada que toca mais na ferida, nas questões de LGTBfobia e todas as violência e quando você trás um evento desse nível para comunidade você traz cultura, mas trás também as discussões sobre as políticas públicas e essas paradas acaba atingindo um público que não alcançamos famílias que que falam sobre o amor dos seus filhos e sobre o respeito acabam refletindo sobre a importância de não discriminar e sim de fortalecer e apoiar, além de movimentar a economia local com os ambulantes". 

Yoohan também destaca que as paradas não são só um carnaval, traz diversas discussões.
A parada de Pernambués é uma referência pela atuação de Tuka na comunidade e pelas ações afirmativas "que são feitas ao longo do ano e isso para nós enquanto associação nos deixa feliz". 

Primeiro pela dificuldade de colocar um evento na rua pela falta de apoio, o Estado não ajuda e muita luta e resistência.

O evento contou também com um momento de emoção e reconhecimento com a passagem da faixa de Miss Gay Pernambués 2024 para Valentina Perez e com o agradecimento para as mães que apoiam os seus filhos e apoiam a luta porque o amor é o que prevalece.

Comentários

Outras Notícias

[Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores]
Esportes

Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores

09 de Abril de 2025

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

[MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia]
Bahia

MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia

09 de Abril de 2025

Foto: Divulgação / MP-BA / Canva / Reprodução

[Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas]
Educação

Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas

09 de Abril de 2025

Foto: Reprodução/Internet

[Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare]
Saúde

Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare

09 de Abril de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares ]
Saúde

Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares

09 de Abril de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED]
Bahia

Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED

08 de Abril de 2025

Foto: Divulgação