Bahia

Inema aprova alteração no projeto do VLT de Salvador

13 de Novembro de 2024 - Redação Pernambués agora
[Inema aprova alteração no projeto do VLT de Salvador]

Imagem: Eracy Lafuente / CTB

Em uma portaria publicada nesta segunda-feira (11), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) autorizou uma alteração no projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, com validade até fevereiro de 2028. A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) foi a responsável pela solicitação e agora pode dar andamento às mudanças previstas. A autorização também mantém a fiscalização do projeto sob a responsabilidade do Inema e de outros órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).

De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12), o novo sistema de transporte terá sua sede localizada no Largo da Calçada, no Edifício da Estação de Trens, o mesmo local onde operavam os antigos trens do Subúrbio. A licença também menciona que o projeto passou por uma análise de viabilidade ambiental realizada pelo Inema, mas ainda dependerá da anuência de outras esferas federais para seguir adiante.

Em outubro, o Inema transferiu a titularidade da licença de instalação para a CTB, que anteriormente havia sido concedida à Metrogreen Skyrail Concessionária. Isso possibilitou à CTB fazer alterações no projeto, que agora inclui uma extensão do VLT entre São Joaquim, na Calçada, e o bairro do Comércio, com cerca de 3,5 quilômetros de extensão.

O governo da Bahia também encaminhou para a Assembleia Legislativa um pedido de alteração de lei para assegurar os recursos necessários à implementação desse trecho específico. O VLT de Salvador está previsto para ser implantado em três etapas, totalizando cerca de 36 quilômetros, embora a última parte do projeto ainda não tenha sido contemplada. Segundo o cronograma oficial, as obras devem começar em janeiro de 2025, com atividades iniciais de terraplanagem e sondagem.

Comentários

Outras Notícias