Bahia

Salvador registra maior redução na taxa de desocupação entre capitais, aponta IBGE

25 de Novembro de 2024 - Redação Pernambués agora
[Salvador registra maior redução na taxa de desocupação entre capitais, aponta IBGE]

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Salvador foi a capital brasileira que apresentou a maior queda no índice de desocupação no terceiro trimestre de 2023. A taxa reduziu de 15% no segundo trimestre (maio a julho) para 11% entre agosto e outubro, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad) divulgados pelo IBGE.

No comparativo anual, o cenário também é positivo: no terceiro trimestre de 2022, a taxa de desocupação era de 15,1%, evidenciando uma redução de 4,1 pontos percentuais em um ano. Segundo a pesquisa, a capital baiana conta agora com 1,4 milhão de pessoas empregadas, um aumento de 107 mil trabalhadores em relação ao trimestre anterior.

Entre os setores com maior crescimento, destacam-se serviços, vendas em comércios e mercados, além de funções especializadas como operários e artesãos da construção e das artes mecânicas.

Mila Paes, secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), destacou as estratégias municipais para enfrentar o desafio estrutural do desemprego. “Mapeamos setores estratégicos em expansão, como construção civil, saúde, energia solar, logística e varejo. A partir disso, criamos programas de capacitação específicos e intensificamos a intermediação de mão de obra com o Simm. Esse é o maior programa de qualificação profissional da história da cidade e será ampliado nos próximos anos”, afirmou.

Entre as iniciativas promovidas pela Semdec, o programa Treinar para Empregar já qualificou quase 70 mil pessoas desde 2021, com a meta de capacitar outras 100 mil até 2027. Além disso, o projeto Invista Salvador tem facilitado a instalação de empresas na capital baiana, oferecendo suporte desde o interesse inicial até a abertura dos negócios.

Comentários

Outras Notícias