Bahia

MP-BA solicita providências urgentes para a recuperação da Unidade de Saúde de Plataforma

17 de Janeiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[MP-BA solicita providências urgentes para a recuperação da Unidade de Saúde de Plataforma]

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (13), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez uma recomendação urgente à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para que sejam adotadas medidas emergenciais na Unidade de Saúde de Plataforma, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Leandro de Jesus.

Fechada desde 2018, a unidade enfrenta sérios problemas de gestão pública, de acordo com o MP-BA. Diversos materiais hospitalares estão mal armazenados em um ambiente insalubre. Entre 2018 e 2021, o prédio foi utilizado como Centro de Parto Humanizado, mas depois passou a ser convertido em almoxarifado, abrigando documentos, bens de consumo e medicamentos.

O MP-BA apontou que as condições físicas do local são alarmantes, com materiais e documentos armazenados de forma inadequada e com data de validade expirada. A unidade apresenta também problemas como falta de ventilação, excesso de umidade e mofo, comprometendo a segurança sanitária.

A SESAB tem cinco dias para retirar os materiais em condições de uso, reorganizar o espaço e implementar um sistema adequado para o arquivamento dos prontuários. O MP-BA destacou que as recomendações incluem garantir ambientes arejados, o uso de paletes para armazenar materiais e a eliminação imediata de itens vencidos, conforme a regulamentação da Anvisa.

Além disso, foi enfatizado que é necessário tomar medidas urgentes para evitar riscos à saúde pública e garantir o pleno funcionamento do local.

Comentários

Outras Notícias

[Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol]
Saúde

Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol

11 de Dezembro de 2025

Foto: UFPR/Divulgação

[Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas]
Saúde

Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas

11 de Dezembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Deputados da AL-BA aprovam reestruturação do Planserv com contribuição de até 6%]
Política

Deputados da AL-BA aprovam reestruturação do Planserv com contribuição de até 6%

11 de Dezembro de 2025

Foto: Bahia Notícias

[TJ-BA invalida julgamento que absolveu Iuri Sheik; influenciador pode voltar ao banco dos réus]
Justiça

TJ-BA invalida julgamento que absolveu Iuri Sheik; influenciador pode voltar ao banco dos réus

11 de Dezembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Gol retoma voo diário entre Salvador e Porto Seguro a partir desta quarta]
Bahia

Gol retoma voo diário entre Salvador e Porto Seguro a partir desta quarta

10 de Dezembro de 2025

Foto: Matheus Landim / GovBA

[Palmeiras fecha Brasileirão como vice com maior pontuação da era dos pontos corridos]
Esportes

Palmeiras fecha Brasileirão como vice com maior pontuação da era dos pontos corridos

10 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação / SEP