Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei
20 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Reprodução / TV Globo
A Lei 14.858/2025, que proíbe a produção, distribuição e uso de serpentinas metalizadas na Bahia, entrou em vigor nesta quinta-feira (13). A medida foi sancionada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com assinatura da presidente Ivana Bastos. Com isso, o Carnaval deste ano será o primeiro sem o tradicional adereço.
A iniciativa surgiu após sugestão da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) em agosto de 2024, com o objetivo de reduzir riscos de acidentes elétricos durante as festas de rua, especialmente no Carnaval.
O alerta veio após o incidente registrado no Carnaval de 2024, no circuito Dodô (Barra-Ondina), quando serpentinas metalizadas entraram em contato com a rede elétrica, causando um apagão generalizado na região por cerca de uma hora.
De acordo com a nova legislação, o descumprimento pode resultar em multas entre R$ 5.000 e R$ 100.000, variando conforme o porte do estabelecimento e a gravidade da infração. A regra se aplica a indivíduos, comércios, trios elétricos e camarotes. Ambulantes flagrados vendendo o produto também poderão ter seus itens apreendidos.
Comentários
Outras Notícias
AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento
22 de Outubro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time
22 de Outubro de 2025Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Uel celebra nova fase e diz estar vivendo sonhos na carreira do samba
22 de Outubro de 2025Foto: William Rocha
Governo da Bahia antecipa feriado do Servidor e antecipa também pagamento de salário
22 de Outubro de 2025Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Novas regras do INSS podem mudar cálculo de renda e impactar beneficiários do BPC
21 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
Mulheres de 40 a 49 anos agora podem fazer mamografia gratuita pelo SUS
21 de Outubro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023