Bahia

Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem

20 de Maio de 2025 - Redação Pernambués agora
[Casamentos diminuem pelo segundo ano seguido na Bahia; apenas uniões homoafetivas crescem]

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Bahia registrou uma queda nos casamentos civis em 2023. De acordo com dados do IBGE divulgados na última sexta-feira (16), foram oficializadas 57.565 uniões formais no estado, uma redução de 4,9% em relação a 2022 (60.534). É o segundo ano consecutivo de queda.
Tirando 2020, ano atípico por causa da pandemia , o número é o mais baixo desde 2013. Em Salvador, a diminuição foi ainda mais acentuada: menos 976 casamentos em comparação ao ano anterior, totalizando 11.622, o menor número desde 2015.
A retração está associada, principalmente, às uniões heterossexuais, que representam 99,4% do total e caíram 5%. Em contrapartida, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceram 14,2%, com destaque para as uniões entre mulheres (de 185 para 239). As uniões entre homens recuaram levemente (de 124 para 114).
Na capital baiana, o comportamento foi semelhante: os casamentos heterossexuais caíram 8,1%, enquanto os homoafetivos subiram 18,8%, puxados pelas uniões femininas.
Divórcios em alta
Em contraste, o número de divórcios atingiu recorde histórico na Bahia em 2023. Foram registrados 15,4% a mais que no ano anterior, superando a média nacional (+4,9%). Salvador liderou o número de divórcios entre as capitais, com 6.420 registros — alta de 32,4% em relação a 2022.
A duração média dos casamentos também diminuiu. Em 2009, os casais se divorciavam após 18,5 anos de união, número que caiu para 14,8 anos em 2023.

Comentários

Outras Notícias

[Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas]
Bahia

Sindilimp-BA reage à decisão da Caixa que pode gerar demissão em massa de telefonistas

20 de Maio de 2025

A medida, segundo o sindicato, poderá resultar na demissão em massa de mais de 4.500 trabalhadores que hoje atuam como telefonistas em unidades espalhadas por todo o país.

[Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro]
Esportes

Afastamento de Ednaldo da CBF pode gerar punições da Fifa ao futebol brasileiro

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica]
Bahia

Agerba anuncia reajuste de tarifa do ferry-boat entre Salvador e Itaparica

20 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar]
Esportes

Bahia lança sistema de pontuação para sócios e programa de vantagens; veja como vai funcionar

20 de Maio de 2025

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física]
Saúde

Misturar álcool com psicotrópicos pode trazer riscos graves à saúde mental e física

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação

[Hospital da Obesidade da Bahia tem 13 pesquisas aprovadas para maior congresso nacional da área]
Saúde

Hospital da Obesidade da Bahia tem 13 pesquisas aprovadas para maior congresso nacional da área

14 de Maio de 2025

Foto: Divulgação