Bahia

Salvador celebra 2 de Julho com festa, tradição e resistência

03 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Salvador celebra 2 de Julho com festa, tradição e resistência]

Foto: Malu Vieira/g1

Neste 2 de julho, as ruas da Lapinha, em Salvador, foram tomadas por um verdadeiro espetáculo de cores, cultura e história. Com casas enfeitadas, crianças fantasiadas e homenagens a heróis da luta pela independência, milhares de baianos foram às ruas para celebrar a expulsão definitiva dos portugueses da Bahia – um marco que completou 202 anos.
A data lembra a batalha travada no recôncavo e em Salvador, nove meses após o grito do Ipiranga, e é representada pelas figuras do Caboclo e da Cabocla — símbolos da força popular formada por indígenas, negros e mestiços.
O restaurador José Dirson Argolo, professor aposentado da Escola de Belas Artes da UFBA, é o responsável pela preservação desses símbolos e de outros monumentos históricos desde 1997.
No bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Clélia Santana Leite transforma sua casa em um cenário histórico. Ao lado de familiares, homenageia heroínas como Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica, além de exaltar o papel dos caboclos.
Durante coletiva, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) relembrou sua trajetória no 2 de Julho e destacou o compromisso com a valorização da data nos currículos escolares. Já o prefeito Bruno Reis (União Brasil) ressaltou o espírito de resistência e autonomia do povo baiano.

Comentários

Outras Notícias