Bahia

Bahia está entre os estados com mais afastamentos por vício em jogos, revela INSS

14 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Bahia está entre os estados com mais afastamentos por vício em jogos, revela INSS]

Foto: Bruno Peres / EBC

Dados do INSS apontam que a Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking de estados brasileiros com mais concessões de auxílio-doença por ludopatia, o vício patológico em jogos. Desde junho de 2023, foram 18 benefícios concedidos no estado, ficando atrás apenas de São Paulo (95) e Minas Gerais (39). Rio Grande do Sul também aparece com 17 casos.
No total, o Brasil registrou 276 concessões por esse motivo no período. O crescimento impressiona: em junho de 2023 foi registrado apenas um benefício; já em março de 2025, foram 22 – um salto de 2.300%.
A maior parte dos beneficiários é composta por homens (73%), especialmente com idades entre 30 e 39 anos (44%), seguidos por jovens de 19 a 29 anos (33%). Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e publicados inicialmente pelo portal The Intercept Brasil.
O auxílio-doença – ou benefício por incapacidade temporária – é voltado para trabalhadores que precisam se afastar por mais de 15 dias, mediante comprovação médica. A ludopatia está listada na CID-10 sob o código F63.0 e, quando diagnosticada como causa de incapacidade laboral, permite o acesso ao benefício, desde que validada por laudos especializados e perícia médica.

Comentários

Outras Notícias