Bahia

Doenças respiratórias causam mais de 5 mil mortes na Bahia só em 2025

30 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Doenças respiratórias causam mais de 5 mil mortes na Bahia só em 2025]

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais de 5 mil pessoas morreram este ano no estado devido a complicações de doenças respiratórias. A maior parte das vítimas (cerca de 2,5 mil) eram idosos com mais de 80 anos.
O pneumologista Guilhardo Fontes Ribeiro, da Associação Bahiana de Medicina (ABM), explica que os períodos de clima seco, frio e variações bruscas de temperatura, aliados à poluição, são gatilhos para o agravamento de doenças respiratórias, especialmente entre pessoas com condições crônicas.
“O ar seco resseca as mucosas das vias aéreas, que ficam mais suscetíveis a infecções virais e alérgicas. Durante o frio, também transpiramos menos e ingerimos menos líquidos, o que agrava o ressecamento”, explica o médico.
Ribeiro alerta ainda para os riscos das aglomerações em locais fechados durante o inverno. Isso contribui para o aumento da propagação de doenças, dificultando o sono, afetando o bem-estar e abrindo espaço para infecções como sinusite, bronquite, pneumonia e crises de asma.
Crianças menores de cinco anos, idosos e pessoas com comorbidades, como obesidade e doenças cardíacas, estão entre os grupos mais vulneráveis. “Nesses casos, os quadros podem evoluir rapidamente para formas mais graves”, conclui.
 

Comentários

Outras Notícias