Bahia

Baianas criticam “Acarajé do Amor” com morango e brigadeiro: “Desrespeito à tradição”

04 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Baianas criticam “Acarajé do Amor” com morango e brigadeiro: “Desrespeito à tradição”]

Foto: Instagram

A tentativa de recriar o tradicional acarajé baiano em uma versão doce não agradou à Associação das Baianas de Acarajé (Abam), que emitiu uma nota de repúdio após a viralização do chamado “Acarajé do Amor”. A iguaria foi servida com brigadeiro e morangos em estabelecimentos de Aracaju e Maceió, inspirada no doce “Morango do Amor”, febre nas redes sociais.
A versão foi registrada em Maceió, no ponto conhecido como Acarajé da Irmã Jane, e gerou polêmica nas redes desde a última sexta-feira (1º). Para a Abam, a releitura desrespeita o caráter cultural, religioso e ancestral do prato, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan desde 2005.
Em nota, a entidade afirmou:
“A Abam não aprova alterações em nossas receitas ou modo de preparo. Somos empreendedoras ancestrais, comprometidas com a tradição de nossos antepassados. Não nos deixamos levar por modismos que não têm propósito.”
Já Ingrid Carozo, idealizadora da receita em Maceió, afirmou ao g1 Sergipe que entende a divisão de opiniões. “A intenção foi entrar no clima do momento. Gastronomia também é criatividade”, defendeu.
 

Comentários

Outras Notícias