Festa dos Palhaços do Rio Vermelho pode ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador
04 de Setembro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Fernando Naiberg/ Divulgação
O que começou como uma simples brincadeira se tornou, ao longo de 15 anos, uma das tradições mais queridas do verão soteropolitano: a Festa dos Palhaços do Rio Vermelho.
A iniciativa surgiu em 1986, quando Lúcia Menezes e Rui Santana, idealizadores do movimento, reuniam cerca de 20 amigos para desfilar fantasiados pelas ruas do bairro. Com o tempo, o evento cresceu de forma espontânea, atraindo milhares de foliões de todas as idades, mantendo viva a tradição das marchinhas, malabares e perna de pau.
A festa, que ganhou espaço mesmo em um cenário dominado por grandes blocos e abadás, passou a incorporar crianças, jovens e adultos, consolidando-se como evento cultural de grande importância. Atualmente, mais de 500 pessoas, entre voluntários e colaboradores remunerados, ajudam na logística, alimentação e organização do desfile.
O movimento também movimenta a economia local, beneficiando bares, ambulantes e lojas de fantasia. Com a inclusão no calendário oficial de Salvador e a possível classificação como Patrimônio Cultural Imaterial, a festa terá garantida sua preservação e receberá apoio institucional, fortalecendo ainda mais a realização do evento.
Além da folia, os idealizadores planejam expandir o impacto social da festa, promovendo atividades na área da educação, esporte e capacitação profissional para costureiras e artesãos da comunidade.
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023