Jornada Lula Livre: Atos marcam um ano da prisão do ex-presidente
07 de Abril de 2019 - Redação Pernambués agora
Em São Paulo, organizadores promentem uma grande atividade no domingo (8) na Avenida Paulista
A concentração está marcada às 14h, na Praça do Ciclista. Caminhões de som, falas políticas e apresentações musicais devem marcar a Jornada Lula Livre, no domingo na capital paulista.
No Rio de Janeiro, as atividades já começam no sábado (6), às 13 horas, com Futebol pela Democracia (Club Politheama, Recreio), com a presença de Chico Buarque e Torcedores pela democracia. No domingo (7), está programado um Festival da Democracia na Orla de Copacabana. Na segunda-feria (8), às 18h30 será lançado o Comitê Lula Livre no Rio (ABI).
Em Curitiba-PR, caravanas oriundas de várias cidades do país devem marcar os doze meses da prisão do ex-presidente Lula com vários protestos durante o domingo (7). Em frente a Superintendência da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida, a manifestação, marcada pelo Facebook já tinha mais de 1 milhão e 500 mil confirmações de participação.
Segundo a organização, a ideia do ato é reforçar a vigília já existente na região próxima à sede da PF na capital paranaense. Na programação inclui-se uma caminhada às 7h do Terminal do Boa Vista até o prédio da Polícia Federal. Também estão previstos atos políticos e apresentações culturais durante todo o dia.
Cronologia
No dia 4 de abril de 2018, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar a presunção de inocência ao ex-presidente Lula e autorizar a sua prisão, o juíz Sérgio Moro, mandou prender Lula no caso conhecido como triplex do Guarujá.
A sexta-feira (6) até o fim da tarde do sábado (7) foi marcada por uma romaria no sindicato do ABC Paulista, onde Lula se encontrava. Milhares de pessoas fizeram uma virgília de sexta para sábado para dar força ao ex-presidente. Autoridades políticas, artistas, intelectuais, representantes de movimentos sociais e da sociedade civiel estiveram ao lado de Lula até ele se entregar à Polícia Federal às 17 horas. De São Paulo, Lula foi levado para a Superitendência da PF em Curitiba.
O então juiz Sérgio Moro, responsável da prisão do ex-presidente Lula, em sentença contestada por juristas do Brasil e do mundo, é hoje o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, do governo Bolsonaro, eleito após o ex-presidente ser impedido pela Justiça de disputar à presidência do Brasil, mesmo sendo disparado líder nas pesquisas de opinião nas eleições de 2018.
Atos e protestos acontecem no Brasil todo
Bahia
Trompetaço em Salvador 12h
Lula Livre na Praça da Dinha
Rio Vermelho Salvador - 19h
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023