Brasil

Whatsapp: golpe que promete liberar 13° do bolsa família instala vírus

06 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora
[Whatsapp: golpe que promete liberar 13° do bolsa família instala vírus]

O Ministério da Cidadania informa que a comunicação com os beneficiários do Bolsa Família se dá por meio do extrato — e não por WhatsApp

Circula no WhatsApp uma mensagem com link para o site “ganhardinheirodicas.com”, em um texto que afirma ser relativo ao programa do Bolsa Família. Entrar na página, no entanto, pode levar ao roubo de dados pessoais e à instalação de vírus no celular.

Segundo a empresa de cibersegurança PSafe, que identificou o problema, pelo menos 180 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso nos últimos sete dias. “É importante suspeitar desses links que chegam via redes sociais e, na dúvida, procurar os canais oficiais [do governo]”, afirma Emilio Simoni, diretor do laboratório de pesquisa em segurança digital da PSafe.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a dica é ter um aplicativo de segurança (os famosos antivírus) instalado no celular. Assim, a pessoa não precisa se preocupar para identificar páginas falsas, já que elas são bloqueadas. O Ministério da Cidadania informa que a comunicação com os beneficiários do Bolsa Família se dá por meio do extrato — e não por WhatsApp.

Para receber o pagamento do 13º, basta estar na folha de pagamento de dezembro do programa. Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo canal 121 da Ouvidoria e a Central de Relacionamento pelo número 0800-707-2003. O golpe funciona assim: a pessoa recebe uma mensagem dizendo “Governo abre este mês as inscrições para quem vai receber o décimo terceiro salário do programa Bolsa Família, confira se você tem direito” e o link para o site malicioso.

Ao entrar na página, o usuário precisa fornecer dados pessoais (nome completo e endereço). Essas informações, nas mãos dos criminosos, podem ser úteis em golpes futuros. Depois, a pessoa precisa compartilhar o link com contatos ou grupos no WhatsApp. Por isso, a mensagem pode chegar até você vinda de um contato conhecido: alguém que caiu no ataque e o repassou aos amigos. Na sequência, a página falsa pede para enviar notificações ao celular da vítima. Nessas mensagens, são enviados novos golpes.

De acordo com Simoni, já foram enviados pelo menos outras duas tentativas que tiveram mais de 25 mil acessos, de marcas de cosméticos e transporte. Por último, no Android, o site direciona para páginas falsas que fazem download de aplicativos com vírus. No iPhone, são exibidas propagandas

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung