Brasil

Governo federal não convocou técnicos do Ibama especialistas em óleo

01 de Novembro de 2019 - Folha de S. Paulo
[Governo federal não convocou técnicos do Ibama especialistas em óleo]

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) não convocou especialistas de áreas do Ibama que poderiam contribuir com respostas ao vazamento de óleo no Nordeste, segundo servidores deste último, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo

Segundo a publicação, uma dessas frentes é o setor de licenciamento ambiental de exploração e produção de petróleo e gás (Cgmac), que acumula experiência com técnicas e novas tecnologias usadas nos planos de emergência contra vazamento de óleo, exigidos pelo Ibama durante o processo de licenciamento.
De acordo com a Folha, técnicos especializados em vazamentos de óleo se deslocaram para o Nordeste por iniciativa própria para contribuir com as soluções, a despeito da falta de convocação do MMA.
As ações do Ibama para contenção do óleo nas praias do Nordeste estão concentradas em agentes do setor de emergências ambientais do MMA, que atuam em conjunto com a Marinha e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Como o setor de licenciamento ambiental analisa e aprova os planos de emergência, os técnicos da área conhecem os instrumentos disponíveis na região para responder ao desastre.
Conforme servidores do setor ouvidos pelo diário paulista, mesmo sem convocar técnicos do licenciamento ambiental, a coordenação de operação de resposta à crise deveria ao menos requerer as informações do setor para embasar as ações.
Ainda segundo a reportagem, os equipamentos dos centros de Defesa Ambiental já disponibilizados pela Petrobras, por exemplo, são mantidos por obrigação do licenciamento ambiental.
Também há outros projetos em curso que poderiam apoiar a ação do Ibama caso fossem acionados pelo governo, como o de comunicação social e relacionamento comunitário, especialmente com comunidades pesqueiras artesanais. O acionamento desses projetos, segundo técnicos do Ibama, seria fundamental para melhorar a comunicação com a população.

Comentários

Outras Notícias